Supercampões, quadrinhos e afins



Supercampeões (Captain Tsubasa) é um,a franquia de animangá esportivo (spokon) sobre futebol criada por Yoichi Takahashi, o sucesso da série foi tão grande em países como México e Espanha, que teve quadrinhos por artistas locais.





Anteriormente, fiz texto sobre quadrinhos baseados em franquias de animangá na Argentina e no Brasil, no último também tiveram quadrinhos franquias de games da CAPCOM, Mega Man e Street Fighter.






Lançado em 1981, nas páginas da revista Weekly Shōnen Jump, o mangá conta a história de Tsubasa Oozora, um garoto japonês que sonha se tornar um jogador profissional, após entrar no time de futebol da escola de Nankatsu. Faz amizade com Sanae Nakazawa e Ryo Ishizaki e resolve desafiar o goleiro Genzo Wakabayashi, considerado imbatível, o mangá se torna um sucesso e gera um anime de 1983 a 1986, ainda em 1986, a série é licenciada na Itália, nessa versão, os nomes são ocidentalizados, Tsubasa se torna Oliver Hutton (com apelido de Holly), Genzo vira Benji Prince, entre outros, a série ganha o nome de Holly e Benji, due fuoriclasse, o que influenciaria os nomes em outros países latinos, na Espanha se torna Campeones: Oliver y Benji, em Portugal, teve dois nomes, Capitão Falcão e Oliver e Benji, no México, Super Campeones e no Brasil, Supercampeões. Durante a exibição da série, foram lançados 4 filmes de média-metragem (1985-1986)

Em 1985, foi lançado o mangá Ganbare Kickers! de Noriaki Nagai, publicada na revista infantil (ou kodomo), CoroCoro Comic, o mangá foi criado para pegar carona no sucesso de Captain Tsubasa, Nagai buscaria influências em outros mangás esportivos dos irmãos Akio e Tetsuya Chiba, em 1986, é lançado um anime de Ganbare Kickers!. 
Na Itália, essa semelhança com Captain Tsubasa fez com que a série fosse lançada como um spin-off (assim como ocorreu nos Estados Unidos com Robotech, Force Five e aqui, quando Spielvan foi lançado como Jaspion 2), a série recebeu o nome de Palla al centro per Rudy, na dublagem, foi estabelecido que o personagem jogava no mesmo time de Genzo.

Na Espanha, foi chamada de Supergol, mantendo o status de spin-off estabelecido na Itália.






Em 1988, o mangá é encerrado, no final do mangá, Tsubasa sai do Japão e vem para o Brasil, no ano seguinte, é lançado a série de OVA. Em 1994, com a realização da Copa Mundo nos Estados Unidos, a franquia volta com força no Japão, o autor lança um novo mangá na revista Weekly Shōnen Jump (publicado entre 1994 e 1997, totalizando 18 volumes tankohons), nela, Tsubasa está jogando pelo São Paulo Futebol Clube, o OVA Holland Youth e a série de anime Captain Tsubasa J (1994-1995), em 2001, um novo revival, dessa vez para a demografia seinen (para adultos), o mangá Captain Tsubasa: Road to 2002 na revista Weekly Young Jump, outra publicação da Shueisha, publicado de 2001 a 2004, gerando 15 volumes tankohons, o mangá gerou um anime de mesmo nome no ano seguinte, o lançamento coincidiu com mais uma Copa do Mundo, realizada em conjunto pelo Japão e a Coréia do Sul, na trama, Tsubasa vai jogar no catalão Futbol Club Barcelona, Kojiro no italiano Juventus Football Club e Genzo no alemão Hamburger Sport-Verein.

Entre 2005 e 2008, o autor publicada o mangá Captain Tsubasa: Golden-23 na Weekly Young Jump, gerando 12 volumes tankohons. Entre 2009 e 2012, publica o mangá Captain Tsubasa: Kaigai Gekito Hen, gerando apenas 8 volumes tankohons. Em 2013, lançou o mangá Captain Tsubasa: Rising Sun na revista Grand Jump, outra revista seinen da Shueisha, o mangá continua sendo publicado e até agora, gerou apenas 5 volumes tankohons.



Em 2017, foram anunciados novos animes de Captain Tsubsa e Inazuman Eleven, ambos lançados em 2018 para aproveitar o hype em cima da Copa da Mundo da FIFA realizada na Rússia. Em fevereiro de 2018, Takahashi anunciou um mangá prequel contando a infância de Tsubasa, Captain Tsubasa Shounen-hen, publicado a partir de abril na Grand Jump Premium. Em outubro de 2018, estrou um novo anime de Inazuman Eleven, Inazuma Eleven Orion no Kokuin. Em novembro do mesmo ano, a Band passou a exibir Super 11 na bloco infanto-juvenil Verão Animado junto com Beyblade Burst e B-Daman Crossfire.







A revista espanhola
Em 1990, a série chegou a Espanha com o nome de Campeones: Oliver y Benji no canal Tele 5 (ou Telecinco), no mesmo ano, sçao lançadas duas revistas, Campeones: Oliver y Benji (17 edições) e Supergol, ambas pela Multilibros, S.A, os desenhos ficaram a cargo do veterano Ángel Julio Gómez de Segura Beaumont (1922-1994), que assinava apenas como Beaumont, um artista veterano, conhecido pelo trabalho na série medieval El Capitán Trueno, a partir de de 1977, fundou o "Estudio Beaumont", responsável por outras adaptações de animes tais como Mazinger Z de Go Nagai, Gatchman (conhecido como La Batalla de los Planetas graças a adaptação americana) da Tatsunoko, The Littl' Bits, Seton Dôbutsuki Risu no bannâ e até mesmo franquias ocidentais como A Pantera Cor de Rosa, Zé Colmeia e Caverna do Dragão.





Em 2003, a versão espanhola da editora francesa Glenát publicou o mangá original Captain Tsubasa com o título Captain Tsubasa - Las Aventuras de Oliver y Benji e em 2007, a Banzai Comics publicou Ganbare Kickers! com o subtítulo Supergol.


Conforme mencionei acima, o autor colocou Tsubasa como um jogador do FC Barcelona, um time catalão, a Catalunha é um região autônoma dentro da Espanha.

Em 2013, o brasileiro Neymar Jr., que joga no FC Barcelona, ganhou uma ilustração de Takahashi em um evento promovido pela Panasonic, na época, patrocinadora do clube.

Em 2016, Takahashi visitou a sede do clube e dou outra arte, retratando os jogadores Messi, Neymar Jr., Suárez, Iniesta e Piqué.

O jogador espanhol Óliver Torres, nascido em 1994, tem esse nome em homenagem ao protagonista, a principio, seus pais o chamariam de Hugo, mas ganhou o nome por sugestão do irmão mais velho do atleta.







México

Em outra postagem, citei o mangá da telenovela mexicana Rebelde, mas, essa não foi a primeira Hq em estilo mangá no país, Óscar González Loyo, um dos responsáveis pela publicação, fez em 1986, a série Karmatrón y los Transformables, inspirada nos mechas (robôs gigantes), tendo trabalhado também com capas de VHS, laserdisc e quadrinhos baseados em animes nos Estados Unidos como e Astroboy, Kimba, The New Speed Racer e Gigantor (a adaptação american de Tetsujin 28-Go de Mitsuteru Yokoyama).




Também na década de 1990, Televisa lançou o anime no México como Super Campeones, gerando também uma revista em quadrinhos pela Toukán, a adaptação foi a cargo de Gabriela "Gaby" Maya e Jorge Break,  posteriormente, a editora publicaria mangás originais como Ranam 1/2 de Rumiko Takahashi.

Em 2017, o mangá foi publicado pela Panini Comics mexicana como Captain Tsubasa - Super Campeones.








Brasil 

Em 1997, possivelmente para pegar carona na Copa do Mundo da França que seria realizada no ano seguinte, a Rede Manchete lançou no país Captain Tsubasa J com o título Super Campeões, nessa versão, o protagonista é chamado de Oliver Tsubasa e o goleiro Genzo de Benji Wakabaiashi. O anime chegou ao país pela Samtoy, que havia trazido Cavaleiros do Zodíaco para a mesma emissora três anos antes, desencadeando um boom de animes no país, dois anos depois, a emissora foi substituída pela Rede TV!.




Em 2006, a Rede TV! estreou o bloco de animações TV Kids, exibindo os animes Fullmetal Alchemist e Captain Tsubasa: Road to 2002, os animes eram distribuídos pela Swen Entretenimentos, graças a uma licença da mexicana Televix, tal como expliquei, o anime surgiu por causa da Copa de 2002, em 2006, ocorreu outra edição da Copa, dessa vez na Alemanha.




Em 2010, o bloco exibiu outro anime de futebol, Super 11 (Inazuman Eleven), dessa vez, o público alvo é uma faixa menor, o infantil,  o anime havia sido lançado em 2008, baseado em um jogo publicado pela Level-5 e um mangá por Tenya Yabuno, publicado na CoroCoro Comic, ambos lançados no mesmo ano, o lançamento do anime no Brasil coincidiu com outra Copa do Mundo, realizada na Africa do Sul.




Em 2013, a editora JBC resolveu lançar o mangá num formato econômico parecido com as revistas infantis da Disney e Turma da Mônica, em 2014, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil pela segunda vez (a primeira foi em 1950), o mangá foi encerrado em 2015, após 34 edições.

Ainda em 2015, a Nova Sampa Diretriz anunciou que finalmente publicaria um mangá de futebol de Yoichi Takahashi, porém, não era nenhum título relacionado a Capitain Tsubasa, mas sim o mangá Hokori -Pride, sobre um time da segunda divisão japonesa, o mangá publicado entre 2011 e 2013 na revista seinen Weekly Manga Goraku da editora Nihon Bungeisha, gerando quatro volumes tankohons, o mangá seria lançado pelo selo Jens da editora, em julho de 2017, foram lançados os dois primeiros volumes com o título Pride - O Supercampeão.


Em maio do 2016, o Cartoon Network Brasil anunciou o lançamento do anime novo anime de Capitain Tsubasa país, dessa vez mantendo o nome original do anime dos personagens.



Fontes e referências































Comentários