Rahan no Brasil



Rahan, le fils des âges farouches é uma série de quadrinhos criada em 1969, por Roger Lécureux (roteirista) e André Chéret (desenhista). Lançado na primeira edição da Pif Gadget, o personagem título é um homem pré-histórico bastante engenhoso - sua aparência pode ser descrita como um "Cro-Magnom de Cabelos Loiros". A série não possui datação e, embora pareça bastante crível, há a presença de dinossauros e criaturas que já estavam extintas no período em que surgiram os seres humanos.





Os quadrinhos de Rahan foram publicados no Brasil por um curto período em 1971 na revista Contigo, da Editora Abril. Nela era chamado de Rahan, o homem selvagem  (capa) e Rahan, o herói selvagem (miolo). A  revista surgiu em 1963 - inicialmente era uma revista de fotonovelas (uma espécie de história em quadrinhos produzida com fotografias).







Em 1996, a Rede Record começou a exibir a série animada do personagem, produzida em 1987, A série teria sido exibida até 1999.




trecho dublado do canal Tv a Lenha e Os Viajantes do Tempo



 Curiosidades 
Em 1985, André Cheret se tornou o desenhista da série Protéo, roteirizada por Jean-Gérard Imbar. A série era um spin-off de L'encyclopédie en bandes dessinées-  L'univers, publicada em. A série possuía um tom didático e contava as aventuras do androide Proteo. No segundo álbum "Le dragon du Mont-Tombe", Protéo se encontra com Rahan. No Brasil, L'encyclopédie en bandes dessinées foi publicada em 1991 pela Editora Abril como Proteus - A Aventura da Ciência em Quadrinhos (5 volumes). A fase desenhada por Cheret permanece inédita no país.

Rahan também foi publicado pela Editoral Abril da Argentina - suas histórias saiam na revista local do Speed Racer, Las Aventuras de Meteoro, el rey de las pistas, de 1976 a 1977.

Em 2003, um filme de Rahan chegou a ser anunciado, dirigido por Christophe Gans e estrelado por Mark Dacascos - em 2006, no entanto, o projeto foi cancelado.  Gans  e Dacascos trabalharam em dois outros filmes: Combate - As Lágrimas do Guerreiro (1995), baseado no mangá  Crying Freeman de Kazuo Koike (roteiro) e Ryoichi Ikegami (desenhos), e no filme O Pacto dos Lobos (2002).

Em 2009, Rahan ganhou uma nova série animada - essa série é uma adaptação bem livre dos quadrinhos originais, a começar por Rahan usar roupas e não só uma tanga, além da existência de magia (enquanto que nos quadrinhos, a magia é apenas uma interpretação errada de fenômenos naturas).

Agradecimentos a JM Alvares, Lancelott Martins, Toni Rodrigues e Pedro Bouça
Fontes e referências
Rahan - Les inventions

Comic History - Vaillant/Pif (1945 - 1992, 2004 - 2009)

Novo filme baseado em HQ européia

André Cheret - Lambiek

Protéo

Encyclopedie en Bandes Dessinees

Protéo - #3:Le sablier de la mort

Rahan - Wikipédia (francês)

Rahan (Comic Book) - TV Tropes

Entre pédagogie et parodie, la préhistoire dans la bande dessinée francophone (1/3)

De Tounga à Vo'Hounâ. Un demi-siècle de BD préhistorique

André Chéret - Lambiek

Prehistoric fiction - Steve Trussel

Fogo fátuo, fogo fatal pré-história e indeterminação na ficção científica

Comentários

Jonh Hiz disse…
Acho que sou o único que ainda se lembra desse desenho na minha cidade, obrigado pelo post.
jjmarreiro disse…
Gostava muito do desenho aninmado. ACho o personagem fascinante.
MAis uma excelente matéria! Que espaço fantástico esse blog! Parabéns, Quiof!
Postei um trecho dublado no meu canal do Youtube, a quem possa interessar e matar tanto a curiosidade pelo personagem, como a saudade de rever, vai o endereço: https://youtu.be/vZwP4OsfnQA

Obrigado pessoal do blog.