As aventuras de Bruce Lee nos quadrinhos brasileiros
Anteriormente, no Quadripop, fiz um post sobre histórias em quadrinhos diretamente inspiradas do Bruce Lee, dessa vez, encontrei quadrinhos com o próprio ator/artista marcial em aventuras fictícias. Essa não foi a primeira vez, uma tira foi distribuída entre 1982 e 1983 pelo Los Angeles Times Syndicate, com roteiros de Sharman DiVono, com desenhos de Fran Matera e arte-final Dick Kulpa, anteriormente, a ideia era que os veteranos Milton Caniff e Noel Sickles.
Bruce Lee - Guia dos Quadrinhos
Clássicos das Artes Marciais- o gibi que ensinava a lutar
O Besouro Verde e Kato - Quadripop
Em 1991, a Nova Sampa publicou As Aventuras de Bruce Lee nº 1 - Guerrilha contra a máfia, de acordo com o quadrinista e editor Franco de Rosa, a história e os desenhos são de Nelson Eros Ferreira e arte final do Paulo Yokota e capa de Edilson Bilau (que atualmente assina como Edilson Bilas). Porém, os créditos dizem que o roteiro e os desenhos são do Gilberto Camargo com arte-final do Paulo Yokota.
Há uma outra edição com o título similar, mas sem data, numeração ou nome da editora, com capa de Franco de Rosa, segundo Franco, a edição também é da Nova Sampa, com colaboração de Luigi Rocco, trata-se da mesma história republicada.
Bruce Lee por Sharman DiVono (roteiro), Fran Matera (desenhos) e Dick Kulpa (arte-final)
Bruce Lee aparecia em muitas capas da revista Kung Fu da EBAL
Bruce Lee nº 14, arte Carlos Cidade (outubro de 1975)
Em Clássicos das Artes Marciais nº 15, também publicada em 1991, teve uma pequena biografia de Bruce Lee em duas páginas, porém, sem créditos. A revista que publicava várias histórias sobre artes marciais, incluindo um clone de Bruce Lee, Bruce Ling, o filho do Drácula.
Em 1999, na revista Cinemídia Extra - Bruce Lee, publicada pela Editora Canaã, selo da Editora Escala, foi publicada a história O Espírito do Dragão, com roteiro e desenhos de Nelson Eros Ferreira e capa de J. Pontes
Nesse post, também tive a colaboração do editor e pesquisador Worney Almeida de Souza, além dos mencionados Luigi Rocco e Franco de Rosa.
Ver também
Clássicos das Artes Marciais- o gibi que ensinava a lutar
O Besouro Verde e Kato - Quadripop
Comentários