Os super-heróis dos pulps e tijolinhos




Quando se fala da origem dos super-heróis, as revistas pulp são apontadas como uma das fontes para a criação dos super-heróis, geralmente citando a parte literária, contos, novelas ou romances, contudo, algumas HQs foram publicadas nessas revistas, duas delas, são de super-heróis/superaventura. 


Olga Mesmer, "The Girl with the X-ray Eyes ou Olga Mesmer, a garota dos olhos de raio-X foi uma série publicada na revista Spicy Mystery Stories entre agosto de 1937 e outubro de 1938, Olga era a filha de uma rainha de um reino subterrâneo que ganha superforça e visão de raio-X, a primeira vez que o Superman de Jerry Siegel e Joe Shuster manifestou a visão de raio-X foi em Action Comics #11 (1939), roteiro de Sigel, desenhos de Paul Cassidy e arte-final de Joe Shuster. A revista Spicy Mystery Stories era uma revista pulp de apelo erótico publicada por Harry Donenfeld, que curiosamente, se tornaria m dos responsáveis pela publicação do Superman, embora ele não achasse que o personagem ajudaria a vender bem a Action Comics se aparecesse na capa, algo que ele mudou de ideia após 7 edições. Os créditos são complicados, identificam a arte de Watt Dell Lovett, mas os roteiros são de autor não-identificado, algumas páginas foram assinadas por "Stone", mas isso não ajudou a identificar o artista, há quem diga que eram feitas pelo estúdio de Adolphe Barreaux.

Zarnak foi uma HQ publicada em Thrilling Wonder Stories entre agosto de 1936 e outubro de 1937. O personagem é um herói espacial como Buck Rogers e Flash Gordon, um terráqueo que luta contra um tirano alienígena no século 30 com a ajuda da bela Etarre, a história foi desenhada por Max Plaisted, embora algumas fontes digam que era um pseudônimo de Jack Binder, outras dizem que era um outro artista distinto. Em uma sessão de cartas da revista publicada em agosto de 1937, o termo superhero é usado para definir Zarnak:
Re ‘Zarnak’; the strip started off very well, but I must agree with others that it is rapidly degenerating into the juvenile antics of a musclebound superhero. This latter sort of stuff may be all right in the Sunday comics but it is decidedly out of place in a respectable science fiction magazine.

Re 'Zarnak'; a tira começou muito bem, mas devo concordar com outras pessoas que está rapidamente degenerando nas artimanhas juvenis de um super-herói musculoso. Esse último tipo de coisa pode estar bem nos quadrinhos dominicais, mas está decididamente fora de lugar em uma respeitável revista de ficção científica.



 A revista foi lançada em 1929 como Wonder Stories pelo veterano editor Hugo Gernsback, que vendeu para Ned Pines, no período em que Zarnak  foi publicado, era editada pelo jovem Mort Weisinger aos 21 anos, um antigo fã que se tornaria não só editor de pulps, mas também de quadrinhos, que curiosamente, viraria editor de Superman e Batman e cocriador de Aquaman, Arqueiro Verde, Johnny Quick e o Vigilante original.



Em 2019, foi lançada uma coletânea chamada Project: Zarnak! The Forgotten Science-Fiction Hero


Ao contrário dos dois personagens anteriores, Maximo the Amazing Superman não surgiu nos quadrinhos e não é um proto-super-herói, mas sim um personagem que surgiu depois do Superman. Em 1940, surgiu como um Big Little Book (ou tijolinho no Brasil) original, livros pequenos em capa dura com histórias ilustradas, a maioria eram adaptações, Maximo é um herói com elevados poderes mentais e superforça, criado na cola do Superman, teve 3 volumes na coleção Big Little Book da Whiman Company, escritos pelo escritor pulp Russell Robert Winterbotham: Maximo the Amazing Superman (1940) e Maximo the Amazing Superman and the Crystals of Doom (1940), desenhados por Henry E. Vallely e Maximo the Amazing Superman and the Supermachine (1941) desenhado por Erwin L. Hess. Ao que parece, o personagem não teve problemas legais com a National (atual DC), como ocorreu com o Wonder Man da Fox (criado por Will Eisner) e o Capitão Marvel da Fawcett.


Winterbotham também fez roteiros para as tiras de faroeste Red Ryder de Fred Harman, que no Brasil foi chamado de O Cavaleiro Vermelho, Nevada, Bronco Piller (que na verdade, era o nome de outro cowboy de Harman) e a tira de ficção científica Chris Welkin - Planeteer desenhada por Art Sansom. No Brasil, Maximo chegou a ser publicado na Biblioteca Mirim de Adolfo Aizen em 1942 como Máximo, o genial super-cérebro, ao que parece, apenas o primeiro livro foi publicado.

Comic Book Cover For Maximo The Amazing Superman And The Supermachine




Anúncio publicado em Mirim nº 716 - 25 de setembro de 1942
Várias dessas histórias aparecem em sites que disponibilizam materiais em domínio público, o que indica que podem não ter mais copyright.

Fontes e referências

DC's other pulps

The original Spice Girls

Olga Mesmer - International Heroes

Olga Mesmer - Public Domain Super Heroes

Zarnak: Forgotten Forerunner [Guest Post]

Max Plaisted - Pulp Artists

Maximo the Amazing Superman - Internet Speculative Fiction Database

Zarnak - Internet Speculative Fiction Database

Maximo, the Amazing Superman - Comic Book Religion

Citations for superhero

The Best of Alter Ego Volume 2

10 Forgotten Superheroes

Maximo The Amazing Superman And The Supermachine




Comentários

Felipe Maretta disse…
que artigo foda Quiof! lendo aki todos os posts !
interessante como cada movimento não é isolado... algo começa num determinado momento e seus ecos geram o proximo...