Text stories, as histórias ilustradas nas páginas das revistas em quadrinhos


Em uma postagem sobre a ficção científica nas revistas em quadrinhos brasileiras, mencionei que a revista O Tico-Tico, publicou Viagens Maravilhosas do Dr. Alpha ao Mundo dos Planetas como uma história ilustrada em capítulos, tal como em folhetins e pulps, na ocasião, mencionei que havia a publicação de prosa nas revistas em quadrinhos americanas. Durante a Era de Ouro dos quadrinhos americanos, para conseguir uma taxa mais barata do Serviço Postal americano, os editores passaram a incluir duas páginas de uma história ilustrada, a esse tipo de texto aproximadamente 1500 palavras é chamado de "text story", uma ilustração contida nesse tipo de texto é chamada de text illo.

Um exemplo clássico é a estréia de Stan Lee como roteirista, foi um text story publicado em Captain America Comics #3 (1941), ilustrado por Jack Kirby, a história é notória não só pela estréia de Lee, como pelo uso do escudo redondo (visto na edição anterior), sendo usado como uma arma de arremesso, o que se tornou uma marca do Capitão América.




A relação de prosa e quadrinhos não era uma coisa nova na industria, podemos remontar as tiras de  quadrinhos pioneiras do final do século XIX e início do século 20 ou mesmo aos trabalhos de Hal Foster em Tarzan (1928-1937) e Príncipe Valente (1937-1971), onde as histórias eram legendadas não apenas como diálogos, como também com descrições, para isso são usados os chamados recordatórios.

Não demorou para as editoras lançarem algumas edições impressas do que se via nos jornais, em 1929, a Grosset & Dunlap publicou Tarzan Books. No. 1, trazendo 300 ilustrações de Foster num formato 17,7 x 22 cm.



Em 1932, a Whitman Publishing lança a coleção Big Little Book, tratava-se de pequenos livros que intercalavam texto e ilustrações, no formato 9,2 cm de largura e 11,43 centímetros de altura, contendo 212 ou 432 páginas, daí a sua dualidade no nome, é um pequeno livro no formato, mas grande no número de páginas, no Brasil, chegaram a ser apelidados de tijolinhos.




Exemplo de um Big Little Book de Agente Secreto X-9, a tira de quadrinhos policiais de Alex Raymond e Dashiell Hammett, a editora Withman (sob o nome Western), chegou a lançar como outro nome, Better Little Books. Em 1938, a Dell Comics, que havia estabelecido uma parceria com a Western, lançara Famous Feature Stories, com text stories de séries de tiras de jornal, dentre eles, Tarzan and the Hidden Treasure, com desenhos de Juanita Bennett.


Outras editoras copiaram o formato: Dell : Cartoon Story Books e Fast-Action Stories, Engel-van Wiseman: Five-Star Library Books Fawcett : Dime Action Books, Goldsmith: Radio Star Series, Lynn: A Lynn Book, Ottenheimer-Saalfield: Little Big Books e Jumbo Books, Waldman: Moby Booksm World Syndicate: High Lights of History Series

No Reino Unido, o grupo Woolworths "Mighty Midgets", livros de 32 páginas que mediam 3 ¾ polegadas por 2 ½ polegadas (10 x 7 cm).

Mais text stories de Tarzan foram publicados pela Dell entre 1939 e 1941 nas revistas Popular  Comics e Crackajack Funnies.



De 1946 a 1953, nas páginas da revista Captain Marvel Adventures da editora Fawcett, Otto Binder, um escritor pulp e também roteirista de quadrinhos do Capitão Marvel, publicou a série de text story Lieutenant Jon Jarl of the Space Patrol (Tenente Jon Jarl da Polícia Espacial numa tradução livre), uma série juvenil de space opera, ele assinou como Eando Binder, Eando era uma sigla para "Earl and Otto Binder", sendo Earl seu irmão, que também era escritor.

Captain Marvel Adventures #90, novembro de 1948

A série teve duas adaptações em quadrinhos  em dois fanzines:
World of Vampires (Fighting Hero Comics #3, abril de 1963), roteiro e desenhos de Bill Spider and The Ancient Secret (Fantasy Illustrated #1, Inverno de 1963), roteiro de Bill Spicer e desenhos de Alan Weiss.





Em 2014, a editora Wildside Press publicou uma compilação com as 25 histórias de Jon Jarl intitulada The First Space Patrol Megapack, trazendo apenas os textos de Binder, no ano seguinte, publica The Second Space Patrol Megapack, com  30 histórias de Jon Jarl a capa reutiliza a arte de Lou Fine para a primeira edição de Planet Comics #1 da Fiction House, essas edições só cobrem até 1951, ficando faltando mais algumas de 1951 até 1953.





No Public Domain Super Heroes há vários personagens listados como sendo de text stories que estão em domínio público nos Estados Unidos.

Da edição 11 da revista Tarzan da Dell (setembro-outubro de 1949) até a edição 203, foram publicadas uma text story sobre Mabu, um menino africano.




Na década de 1960, a editora espanhola Bruguera publicou uma inusitada fusão entre prosa e quadrinhos na Colección Héroes com personagens famosos como Tarzan, Rin Tin Tin, Bonanza, Lassie e Robin Hood,as histórias eram ilustradas por artistas espanhóis como Ambrós (Miguel Ambrosio Zaragoza).

a sucursal brasileira lançou no país com o título Coleção Heroica.



Resultado de imagem para bruguera coleção heróica

TARZAN ILUSTRADO BRUGUERATARZAN ILUSTRADO BRUGUERA

Com o tempo, as texts stories desapareceram das revistas em quadrinhos, um exemplo posterior a Era de Ouro foi a série Night Raven da Marvel UK (extinta divisão britânica da Marvel), criado em 1979 por Dez Skinn (escritor), Richard Burton (editor) e David Lloyd (desenhista), que chegou a ter histórias escritas por Alan Moore.

Savage Action #2, dezembro de 1980, arte de David Lloyd.


Agradecimentos ao Toni Rodrigues e ao Ota sobre a os livros da Bruguera.

Fontes e referências

Comentários