Superman em mangá na revista Shōnen Gahōsha

 





No final da década de 1950, Superman teve quadrinhos produzidos por artistas japoneses nas páginas da revista japonesa Shōnen Gahōsha, que a principio, publicava os quadrinhos originais americanos. Pode parecer estranho ter uma revista japonesa com material americano, mas isso era comum na época, mesmo em 1968, quando a Shonen Jump foi lançada, ela publicava séries da King Features como Mandrake e Flash Gordon:





Fonte: Genkidama



Eu já fiz alguns posts sobre versões de personagens e franquias ao redor do mundo, mas um post eu acabei não fazendo por falta de dados, que agora estão melhores, em 2014, no Facebook, havia uma postagem com a capa acima, comentei que talvez fosse de autoria de Tatsuo Yoshida, criador de Speed Racer, o Marcelo Grisa do Tumblr Capas Explosivas então mostrou ao Joh Paul Cassidy e esse postou na sua conta do Tumblr chamada Rusey Works e sou mencionado pela descoberta. Cassidy afirma que Jiro Kwata, cocriador de O Oitavo Homem, teria sido um artista escolhido, mas que acabou não desenhando, curiosamente, Kwata fez um clone do Superman: Rocket Tarō e nos anos 60, fez uma versão do Batman baseado na série de televisão estrelada por Adam West e Burt Ward.


De acordo com Tom Brevoort, editor da Marvel, as histórias desenhadas por Yoshida eram na verdade versões de histórias americanas adaptadas por ele, Brevoot postou em seu site um texto com imagens comparando as edições.

Exemplo de página de autoria de Yoshida

Tatsuo Yoshida também criou super-heróis como o grupo de super-heróis Science Ninja Team Gatchaman, conhecido no Ocidente como G-Force ou Battle of Planets, que inclusive, já fiz um post no blog sobre versões em quadrinhos dessa franquia pela Gold Key.

Yoshida chegou a fazer quadrinhos do herói de tokusatsu Super Giant (também desenhado por Kuwata), que inclusive chegou a ser exibido por aqui com outros filmes japoneses no cinema no final dos anos 50, descobri essa curiosidade em uma coluna de Minami Keizi na revista Neo Tokyo e mandei pro César Filho do Blog Daileon que fez um post sobre na antiga versão do blog no Blogger, provando que pelo menos nos cinemas, Super Giant antecede o National Kid como primeiro super-herói japonês a chegar no Brasil, hoje César colabora com o JBox e também publicou lá sobre a curiosidade, onde também recebi créditos.

No blog de Michael Goraku, outros autores são identificados ou sugeridos, Michael afirma que Takeo Nagamatsu foi um deles, curiosamente, as capas que abrem o post seriam dele, curiosamente, Takeo é criador daquele que é considerado o primeiro super-herói japonês Ōgon Bat ou Ōgon Batto, que aqui recebeu o nome de Fantômas, o guerreiro da justiça, o personagem antecede o Superman em oito anos, embora não tenha sido lançado em quadrinhos.



Segundo Goraku Minoru Toyoda teria desenhando uma série de capas, outros autores seriam Motohiro Maruyama que estava desenhando a capa da versão reimpressa de Ōgon Bat  e Osamu Takada.

Para fechar, uma série de curtas de animação chamada Superman of Tokyo (スーパーマン @ Tokyo) do bloco DC Nation de 2012, nela, um bebê chamado Kenta é filho do Superman e tem poderes e é cuidado por uma babá chamada Jemmy, os curtas são influenciados por mangás e animes:



Também foi feita a série Batman Shanghai, imaginando o Batman na Xangai dos anos 30






Fontes e referências

Superman da Shōnen Gahōsha (em japonês

Emonogatari in the Age of Comics, 1948-1957

Emonogatari in the Age of Comics, 1948-1957 - Parte 5

As mais bizarras versões de super-heróis Marvel e DC mundo afora

10 versões em mangá de super-heróis de quadrinhos americanos - J-Lista

Comentários