Ilustrações produzidas por inteligência artificial

 

Fiz alguns experimentos com as chamadas IA (Inteligência Artificial) ou deep learning (máquinas).

A princípio, usei o site Dream by Wombo, depois o Catbird e o Leonardo.

As IA usam prompts (comandos) que podem ser temas, personagens, estilos de artistas e até atores, cantores e outros.

Há também como incluir fotos/ilustrações como referências, já tem diversos debates sobre o uso dessas referências e estilos, alegando o plágio, já que livros e até quadrinhos já estão sendo produzidos totalmente nas IAs contudo, elas ainda tem limitações, como erros de antomia, sobretudo em mãos, há quem veja como ferramenta e que ache que não deviam existir.





Em 2020, herdeiros de Osamu Tezuka lançar um mangá chamado Phaedo ou Paidon publicado na revista Morning, a IA criou o plot e o design do mangá, que foi produzido por Shigeto Ikehara, Kenichi Kiriki e Urumu Tsunogai.



Em 2023, um autor identificado com o Rootport publicou no Japão o mangá Cyberpunk Momotarō.



No começo usei a Dream by Wombo, eu fazia apenas por prompts, ou seja, usando palavras-chaves e obtendo resultados variados, no geral, trabalhos mais aleatórios.

Uma página emulando mangá
Um storyboard do Batman



Como podem ver, saiu várias estranhezas.
Com o prompt Kurumada, apareceu esse personagem emulando personagens de Saint Seiya/Os Cavaleiros do Zodíaco, embora esse não seja o traço de Masami Kurumada no mangá, o anime deve aos artistas Shingo Araki (1939-2011) e Michi Himeno.



Resolvi testar referências

Queria fazer a Princesa Shuri de Pantera Negra, mas as sugestões não estavam dando o resultado que eu queria, resolvi tentar algo novo, peguei uma arte pra colorir e apliquei cor na pele dela, depois mandei novamente e coloquei o promp Shuri e sua intérprete Letitia Wright, após alguns resultados, consegui um que lembrava. 




Com fotos também é possível ter um resultado, peguei uma foto da atriz Christina Hendricks e pedi uma Red Sonja.



Um dos resultados


Pedi uma capa de gibi do Bruce Lee e gerou isso, enviei várias vezes e consegui transformar ele no Shang-Chi (por anos, Bruce foi uma referência para os desenhistas do herói).






No Catbird não há como upar foto de preferências, apenas por prompts, contudo, há uma sugestão de prompts após digitar duas palavras, aparece o botão improve.


Uma dessas experiências no Catbird gerou a arte abaixo, após algumas mudanças, transformei a referência na personagem Valkíria de Alex Mir e Alex Genaro (que pediu pra tentar fazer a heroína em IA), nos prompts, pedi para se inspirar na atriz Hannah John-Kamen.













No Leonardo, eu tive poucos resultados satisfatórios, alguns serviram para usar como referências.
Um exemplo disso foi upar uma foto do ator Sabu Dastagir (que interpretou o Mowgli de O Livro da Selva num filme de 1942, tentando fazer um Mowgli adulto (já que os prompts só davam o resultado como criança), o Leonardo me deu dois resultados, que geraram outros ao levar ao Dream.


O Leonardo depende de cadastro no Discord para o login e gera poucos créditos diários para usários gratuítos e gera poucos resultados.



Foto original

Primeiro resultado

Resultados dessa referência no Dream





Terceiro resultado


Resultado no Dream.

Em outubro, resolvi testar o Bing, que usa a tecologia do Dall-E e fiz um outro post explicando.


Ver também


Comentários

Luigi Rocco disse…
Muito boa postagem.
Junior roots disse…
SHOW DE BOLA MANO ADOREI MT BEM EXPLICATIVO