Qual a conexão entre Sinbad - A Lenda dos Sete Mares, Aladim e Piratas do Caribe?

 




Como seria um filme do Sinbad pela Disney? A a IA do Bing me ajudou (confira o post anterior sobre a ferramenta), usando os prompts  que misturavam os seguintes prompts sinbad scimitars navio arabian nights disney animation vintage 1990s.


Em 2 de julho de 2003, a DreamWorks Animation lançou a animação Sinbad - A Lenda dos Sete Mares com as vozes de Brad Pitt como Sinbad e Catherine Zeta-Jones como Princesa Marina, Michelle Pfeiffer como a deusa Eris e Joseph Fiennes como Príncipe Proteus de Siracusa.

Na Wikipédia temos a seguinte sinopse:
Sinbad, o aventureiro mais ousado e famoso que cruzou os sete mares, passou a vida correndo riscos e por fim encontra-se num perigo maior do que jamais sonhou. Acusado de roubar um dos tesouros mais valiosos do mundo, o Livro da Paz. Para provar sua inocência, Sinbad deve encontrá-lo e recuperá-lo se não quiser que matem o seu melhor amigo, Proteu. Mas Éris, a deusa da discórdia, que guarda o livro, põe Sinbad em uma situação difícil, na qual ele deve ir até o Tártaro para buscar o precioso artefato. Ele acaba partindo na aventura com a noiva de Proteu, Marina, por quem acaba se apaixonando.


A essa altura, o leitor pode dizer, a conexão com Aladim é óbvia, Sinbad é um dos contos do livro As Mil e uma Noites.
Aladim é um dos grandes sucesso da Disney, lançado em 1992, é dos filmes do período conhecido como Renascimento da Disney (1989-1999).

A dupla Ted Elliott e Terry Rossio, roteiristas de Aladim tiveram uma ideia de adaptar a lenda grega de Damão e Pítias, segundo a Wikipédia:
Aristóxeno (e depois dele Cícero em De Offic. 3.45) contou que por volta do século IV a.C., Pítias e seu amigo Damão, ambos seguidores do filósofo Pitágoras, viajaram à cidade de Siracusa (Sicília). Pítias foi então acusado de tramar contra o tirano de Siracusa, Dionísio I. Como punição pelo crime foi condenado à pena capital. Aceitando a sentença de morte, Pítias pediu ao soberano que lhe permitisse voltar para casa pela última vez com o fim de resolver negócios pendentes e dar adeus a sua família. Não querendo passar por tolo, Dionísio recusou argumentando que uma vez liberado, Pítias jamais retornaria para cumprir sua sentença. Pítias então chamou seu grande amigo Damão e pediu-lhe que se oferecesse como garantia caso não voltasse. Dionísio aceitou a troca sob a condição que se Pítias não retornasse Damão perderia a vida. Damão aceitou e Pítias foi solto. O tirano Dionísio estava convencido que Pítias nunca retornaria e no último dia do prazo dado a Pítias para estar de volta a Siracusa, o soberano estava pronto para fazer cumprir sua sentença. Quando o verdugo estava para executar Damão, Pítias retornou. Desculpando-se pelo atraso, Pítias explicou que tudo deveu-se ao ataque de piratas que capturaram seu barco durante a viagem de volta a Siracusa e o jogaram ao mar, tendo que nadar até a praia e tomar o rumo da cidade o mais rápido possível chegando no último átimo antes da execução de seu amigo para salvá-lo. Dionísio, estupefacto e surpreso com a lealdade de Pítias e a confiança inabalável de Damão, decide libertar ambos e mantê-los como conselheiros em sua corte.


Jeffrey Katzenberg, então presidente da Disney, gostou da ideia, mas sugeriu adaptar como um filme do Sinbad, lembrando que no terceiro filme, é revelado que o pai do Aladim é o líder dos 40 ladrões, Cassim (que no livro, era o irmão do Ali Babá).

contudo, o projeto foi cancelado em 1993, em 1994, Katzenberg, Steven Spielberg e David Geffen fundaram os estúdio DreamWorks Pictures e DreamWorks Animation, no começo, o estúdio também investia em animações 2D, concorrendo com a própria Disney, logo depois investiriam em filmes em CGI, concorrendo com a Pixar, estúdio comprado pela Disney....

Katzenberg resolveu revistar antigos projetos cancelamos pela Disney, como Estrada para El Dorado e Sinbad.

Algumas fontes dizem que a mudança do cenário de Bagdá para Siracusa foi por conta dos atentandos de 11 de setembro (curiosamente, a criação do reino de Agrabah também seria pra substituir Bagdá por conta da Primeira Guerra do Golfo), mas o cenário e plot vieram da lenda grega.

Ok, mas e Piratas do Caribe? É a unica conexão é ser uma história de piratas, certo?
Vamos lá:
Piratas do Caribe é uma antiga franquia de parques da Disney lançada em 1967. 
Com apenas uma semana de diferença, em 9 de julho de 2003, a Disney lançou o primeiro filme da franquia: Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, produzido por Jerry Bruckheimer e dirigido por Gore Verbinski  estrelado por Johnny Depp como Capitão Jack Sparrow, Orlando Bloom como Will Turner e Keira Knightley como Elizabeth Swann.
A trama também envolve um triangulo amoroso e os roteirista são Ted Elliott e Terry Rossio, pois é.

Sinbad foi um fracasso e Piratas do Caribe teve mais quatro filmes, podemos imaginar que se o projeto da Disney tivesse ido pra frente, Aladim poderia ter sido um amigo do Sinbad.




Novamente pedi auxílio do Bing com os prompts: 
aladim sinbad friends navio arabian nights disney animation vintage 1990s

Em 2010, Jerry Bruckheimer produziu pra Disney, uma adaptação da franquia de jogos Príncipe da Pérsia: Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo, Com Jake Gyllenhaal como Príncipe Dastan, Gemma Arterton como Princesa Tamina e Ben Kingsley como Vizir Nizam, pedi pra IA imaginar como filme animado.


 
Fontes:



Comentários