Personagens com o mesmo nome: Catman, Cat-Man ou simplesmente Homem-Gato



Conforme já comentei em um outro post, é comum que tenham heróis com o mesmo codinome que personagens da Era de Ouro que entraram em domínio público nos Estados Unidos, em alguns casos, a marca registrada não tinha dono e acaba sendo registrada por alguma empresa, foi o que aconteceu com o Capitão Marvel, após a Marvel registrar, sua revista teve que mudar o nome pra Shazam!, explico isso em outro texto.


O primeiro personagem foi lançado em 1940, criado por Irwin Hasen e um roteirista desconhecido, o personagem tem uma origem curiosa, uma adaptação de personagens como Tarzan e Mowgli (o velho mito dos homens criados por animais) e Batman (!) David Merrywether foi criado na Birmânia por uma tigresa depois que seus pais foram mortos e ganhou habilidades felinas. Seu primeiro visual parece mais tinha uma máscara parecida com a do Batman.




Ele até tinha sua própria versão do Robin, uma menina acrobata de circo de 11 anos chamada Katie Conn que adota o nome Kitten (gatinha). Kitten foi criada pelo desenhista Charles M. Quinlan e também com um roteirista não identificado.

Cat-Man estreou em Crash Comics Adventures #4 de Frank Z. Temerson, como era comum, Temerson usou vários nomes, como Helnit, a editora também publicou o Besouro Verde. em 1941, a Helnit foi comprada pela Holyoke, Cat-Man continuou pela Holyoke, mas Besouro Verde foi transferido para a Harvey.



Como muitas outras editoras da Era de Ouro, a Holyoke faliu, com vários fatores favorecendo isso, como a diminuição de vendas do gênero após a Segunda Guerra e as perseguições aos quadrinhos com a criação do Comics Code em 1954.

Na Australia, a editora Gordon & Gotch lançou o personagem em sua versão original, após não ter acesso aos quadrinhos americanos após uma lei que impedia importação, os australianos alteraram o personagem, com um visual próximo ao das primeiras histórias e com isso, mas com uma história bem diferente, mudando o cenário para as selvas australianas e transformando ele num inventor, ganhando um sidekick  juvenil masculino: Kit.




Cat-Man se tornou de domínio público, ele e Kitten aparece em quadrinhos da AC Comics, Kitten foi envelhecida (após o Catman dar uma de suas 9 vidas para Kate, ela se tornou uma mulher adulta), ambos se tornaram aliados do grupo Femforce.


Cat-Man e Kitten apareceram em flashbacks no Project Superpowers da Dynamite Entertainment, ele é chamado de Man-Cat.



Em setembro 2023, Austin McConnell lançou uma série animada intitulada The Sensational Cat-Man


Uma campanha no Kickstarter foi lançada para viabilizar a animação.


Em 1963, a DC Comics lançou o seu Homem-Gato, (grafado como Catman ou Cat-Man), inspirado na Mulher-Gato, Thomas Reese Blake era um caçador de gatos selvagens que se tornou um vilão, ele estreou em Detective Comics #311 (janeiro de 1963), criado pelo cocriador do Batman, Bill Finger (roteiro) e Jim Mooney (desenhos).





Capa de Dick Dillin

Em The New Batman Adventures, Thomas Blake é o líder de um culto de gatos ele não usa collant.


Ainda no Universo DC Animado temos um outro Catman, mas sem relação com Blake, em um universo alternativo, Catman é um membro do Gêmio da Justiça (Justice Guild), uma homenagem a Sociedade da Jusriça, ele é um misto do Batman com  o Pantera (Wildcat), também ficou parecido com Karl Kyle, o irmão da Mulher-Gato que assumiu a identidade de Rei dos Gatos.




Em Batman: Os Bravos e os Destemidos, finalmente Blake aparece como nos quadrinhos


O último Catman é o mais inusitado, na série animada Os Padrinhos Mágicos (The Fairly OddParents) de Butch Hartman temos um personagem de uma série de TV, seu intérprete é nada mas nada menos que Adam West (que é notório por ter sido o Batman da série de 1966), ele não só foi o  intérprete, mas até age como se fosse um herói de verdade. Concidentemente ou não, esse Catman também tem cores que lembram os personagens da Holyoke e da DC. A DC não reclamou do personagem, talvez por ser uma paródia e não ser tão parecido.




West participou de vários programas de TV e em muitas eram paródias ao Batman, no TV Tropes, ele nomeia o tropo sobre atores interpretando a si mesmo, o Adam Westing. West também foi recorrente em Family Guy, de acordo com o TV Tropes, Seth McFarlane (criador de Family Guy, onde West também foi um personagem recorrente) e Butch Hartman escreveram juntos um episódio Johnny Bravo com West e repetiram a dose quando estava em outras redes.









Fontes e referências

Catman_(DC_Comics)

Cat-Man_and_Kitten

Cat-Man_(Holyoke)

Catman - The Fairly OddParents

Cat-Man - International Heroes

13 DAYS OF SUPER WEIRD HEROES: Cat-Man and Kitten!

Cat-Man (Australia) - International Heroes

The_Sensational_Cat-Man

David_Merrywether

Cat-Man - Comic Vine

BatmanParody

Cat-Man (Holyoke) - online

Cat-Man (Australia) - online

Crash Comics Adventures - onnline

Adam West's 10 Best Voice Acting Roles

Catman (Thomas Blake)

Catman (David Merryweather)

Catman (Femforce version)

Comentários