Bravestarr em lianhuanhua



Lianhuanhua é um tipo de livro chinês que cabe na palma da mão, nele são publicadas histórias de arte sequencial, podendo ter legendas e até balões, é considerado o precursor dos quadrinhos chineses (chamados de manhua) surgido no início do século XX. O formato lembra o dos Big Little Books ou tijolinhos como ficaram conhecidos no Brasil, embora os Big Little Books tivesse mais textos. Também lembra formato talão de cheque dos quadrinhos italianos (fumettis) onde surgiu o cowboy Tex Willer da Bonelli, embora esses tivesses três tiras por página, na Itália é chamado de formato a striscia, literalmente, formato de tiras (por conta do uso de três tiras que remetem as tiras diárias).


Bravestarr foi uma série animada do gênero faroeste espacial (um misto de space opera com o faroeste) da Filmation, conforme comentei no outro blog, teve quadrinhos nos Estados Unidos, Itália e até mesmo no Brasil.


Eis que encontrei essa inusitada versão em lianhuanhua, muito provavelmente pirata, tal como fizeram com Star Wars, He-Man (que também teve desenho pela Filmation), As Aventuras de Tintim de Hergé, Astro Boy de Osamu Tezuka, entre outros.






Referências e dicas de leitura


Lianhuanhua: China’s Pulp Comics


Lianhuanhua - Wikipédia em inglês

Lianhuanhua - Wikipédia em francês

More Chinese LianHuanHua

Chinese Llianhuanhu: A century of pirated movies

Historias em quadrinhos chinesas tradicionais - Chinese traditional comics - Lianhuanhua


Lianhuanhua - John A Lent - Nona Arte: Revista Brasileira de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos - ECA/USP


Do alto da Grande Muralha da China, 2 mil anos de histórias em quadrinhos vos contemplam...


Lianhuanhua na China

Comentários