Zigomar





Personagens com o mesmo nome são comuns na cultura pop, mas nesse caso temos personagens distintos e de países bem distantes uns dos outros. O nome Zigomar é um nome próprio no Brasil, entretanto, não consegui achar uma etimologia.

Zigomar de Léon Sazie

Já publiquei no blog, um post sobre literatura policial e quadrinhos, Zigomar não figurou no post por não ter histórias em quadrinhos.

Em 1909, o escritor francês Léon Sazie (1862-1939) criou Zigomar como um folhetim nas páginas do extinto jornal francês Le Matin, Zigomar é o líder de um sindicato do crime, antecede personagens como Fu Manchu de Sax Rohmer e até o brasileiro Garra Cinzenta de Francisco Armond (roteiro) e Renato Silva (desenhos), já na série, o vilão é o protagonista. Em 1910, o personagem foi adaptado para o cinema por Victorin-Hippolyte Jasset para a Eclair, no ano seguinte, o diretor lançou o seriado cinematográfico Zigomar roi des voleurs (Zigomar, o rei dos ladrões), estrelado por Alexandre Arquillière em 1912, mais um seriado, Zigomar contre Nick Carter, onde Zigomar confronta com o detetive Nick Carter, detetive americano criado por Ormond G. Smit em 1886, filho de um dos fundadores da editora de pulps Street & Smith. Alexandre Arquillière interpretou Zigomar e Nick Carter foi interpretado por Charles Krauss. Hippolyte Jasset já havia adaptando o detetive num seriado em 1908, Nick Carter, le roi des détectives, estrelado por Pierre Bressol a produção é apontada com o primeiro seriado, mais tarde o formato seria transportado para os Estados Unidos, sendo associado com estúdios menores e produções de baixo orçamento tais como os filmes B, a ponto de seriados também serem classificados como filmes B. Zigomar teve uma influência no cinema japonês, o estúdio japonês Yoshizawa Shōten lançou sequências: Nihon Jigoma ("Zigomar japonês", Yoshizawa, 1912), Shin Jigoma daitantei ("Grande Grande Detetive Zigomar", M. Pathe, 1912), e Zoku Nihon Jigoma kaishinroku. ("O Registro Alterado do Zigomar Japonês", Yoshizawa, 1912). O vilão Zigomar continuou influenciando japoneses, um exemplo disso é a série tokusatsu German Tanteidan Maringumi (1988-1989), criada pelo mangá e roteirista Shotaro Ishinomori, que tem um personagem com esse nome.




.


O herói sérvio ou iugoslavo?

Iugoslávia foi um país europeu que localizado nos Balcãs que reunia Sérvia, Croácia e Eslovênia, sua fundação foi em 1918, em 2006, Sérvia e Montenegro se separaram e formaram a República Federal da Iugoslávia, que mais tarde viraria Sérvia e Montenegro, em 2008, Montenegro se separa da Sérvia.

O Zigomar sérvio foi criado em 1939 pelo escritor bósnio Branko Vidić (1904-1967) e o desenhista russo Nikola Navojev (1913-1940) na revista Mikijevo carstvo (O Reino do Mickey). quadrinistas sérvios como Zdravko Zupan (1950-2015) e Aleksandar Zograf, sustentam que o nome pode ter vindo do vilão criado por Sazie por sugestão de Milutin S. Ignjačević, editor da revista, que estou cinema em Praga (República Checa) e Munique (Alemanha). Inspirado no Fantasma de Lee Falk e em Lone Ranger, Zigomar repete o tropo do homem rico que se disfarça e combate o crime como Zorro, Besouro Verde, Batman e outros. Zigomar também tinha um sidekick juvenil, o chinês Chi Yang. O personagem foi publicado entre 1939 e 1940, inclusive chegou a protagonizar um curioso crossover com o Fantasma nas edições 1935 e 1936 da revista iugoslava Politikin Zabavnik (1939), antecedendo muitos crossovers da Marvel e da DC, onde os heróis brigam e se unem, curiosamente, esse crossover foi publicado em 1942 nas páginas do Suplemento Juvenil. O crossover fez com o que o herói fosse conhecido por fãs do Fantasma, na década de 1970, o advogadoDragiša Jovović de Belgrado, um colecionador de histórias em quadrinhos e fã do Fantasma, entrou em contato com Ed Rhoades e lhe enviou uma cópia da história, nesse mesma década, a editora italiana Club Anni Trenta publicou na série regular do herói, em 2016, a editoria australiana Frew publicou em The Phantom #1763. Na França, por conta do Zigomar de  Léon Sazie, o personagem foi rebatizado como Le Masque Rouge (O Máscara Vermelha) na revista Hurrah, nome que também seria usado na mesma revista para publicar o Batman. A revista também rebatizou The Shadow (O Sombra) de Walter Brown Gibson como Judex, Judex foi um personagem contemporâneo ao Zigomar original (década de 1910).





Vilão brasileiro

Superargo é um super-herói brasileiro criado por Eugênio Colonnese (1929-2008), desenhista ítalo-brasileiro e Rubens Cordeiro em 1967, misturando elementos de quadrinhos de super-heróis e histórias policiais. O nome pode ter vindo de um super-herói italiano-espanhol homônimo dos cinemas, estrelado por Giovanni Cianfriglia em dois filmes entre 1966 e 1968: Superargo contro Diabolikus, ou Superargo, el hombre enmascarado e Superargo - L'invincibile Superman ou Superargo, el gigante.

Na quinta edição de sua revista, Superargo luta contra um vilão chamado Zigomar, que não usa máscaras, o roteiro foi escrito por Rubens Francisco Lucchetti, o papa do pulp fiction brasileiro, que atuou como roteirista de quadrinhos, programas de rádio e filmes com o diretor Ivan Cardoso e o ator e diretor José Mojica Marins, o Zé do Caixão, Lucchetti também escreveu contos, novelas e romances com diversos pseudônimos, o layout foi fornecido por Colonnese (assinando como  Djan) e arte final de Cordeiro.


Imagens cedidas por Lancelott Martins que mantém os blogs: HQ Quadrinhos e Golden Age Quadrinhos.



Zigomar, o Zorro filipino

Como já comentei no post dos quadrinhos do Zorro, Zorro foi bastante copiado em várias mídias, não foi diferente nas Filipinas. Filipinas é um conjunto de arquipélagos na Ásia, com uma uma história bastante complexa, já foi colônia da Coroa espanhola, aos Estados Unidos e foi ocupada pelo Japão na Segunda Guerra, em 1946, foi reconhecido pelos Estados Unidos. O país abriga diversas etnias, incluindo povos indígenas, imigrantes da China, Espanha, México, Estados Unidos, Índia, Coreia do Sul e Japão.


Em  1964, é lançado o filme Zigomar, escrito e dirigido por Armando Garces e estrelado por Jess Lapid, um astro do faroeste filipino, não encontrei indícios de influências do vilão francês ou do herói sérvio, o Zigomar filipino era o Zorro com outro nome, Lapid também estrelo Leon Guerrero, referido como o Lone Ranger filipino.




Em 1984, é lançado um remake de Zigomar com Lito Lapid, sobrinho de Jess, na França, o filme recebeu o título de Zorro - Le Justicier Masqué,  uma prática muito comum, os seriados da Republic Pictures que pareciam com o Zorro também eram chamados de Zorro como  The Vigilantes Are Coming (1936) e Don Daredevil Rides Again (1951). Em 1982, Lito havia feito um remake de Leon Guerrero.







Zigomar em fancomic de Martin Mystère

Em 2014, o Associazione Culturale Nipoti di Martin Mystère, um fã-clube da série italiana Martin Mystère lançou a fancomic Nel Segno de Zeta Parte 1 na revista Get a Life!, escrita por Franco Villa, ilustrada por Lucas Ferreira Santos, na edição 45, publicada em julho de 2016, com roteiros de Villa,  com capa de Gianmarco Lizzio e arte de Tyrell Deaverl, o arco é concluído na edição seguinte, com desenhos de Lucas Ferreira dos Santos  e arte-final de Josel Sousa.

O arco de história une Zorro e o Zigomar sérvio, incluindo William Lamport (1611-19659), um irlandês que viveu no México e teria liderado uma rebelião contra a Coroa Espanhola, para o professor e paleógrafo italiano Fabio Troncarelli, Lamport foi uma influência na criação de Zorro, segundo ele, a roupa preta e a marca do Z teriam inspiração na maçonaria, no arco de história, unem as esses elementos e o anel de Zigomar tem poderes. O blog do fã-Clube ainda apresenta uma arte que mostra um encontro do Tarzan com o Zigomar francês, desenhado por Joe Teanby, para uma HQ chamada L'Alfa e l'Omega,  também há um model sheet por Fabio Postini (que assina como The Fab), ambos com influência do Zorro, embora não aja citação ao filipino, podemos concluir que é uma coincidência.











Fontes e referências

Um festival de quadrinhos na Serbia

Zigomar vs The Phantom- Phantom Wiki

Em Breve: Zigomar! - Caverna da Caveira

Léon Sazie - Wikipédia em francês

The Golden Age of Serbian Comics

Zigomar - Public Domain Super Heroes

Lapid as Zigomar

Judex - Cool French Comics

Zigomar - Il fandom di Martin Mystere

Zigomar (1911) - Wikipédia em japonês

Zigomar (comics) - Wikipédia em inglês

Zigomar - site Politikin Zabavnik

William Lamport: O Zorro da vida real - Aventuras na História

Superargo - International Superheroes

Swarming Ants and Elusive Villains: Zigomar and the Problem of Cinema in 1910s Japan


Comentários

Sobre a origem do nome Zigomar, ao menos relativo ao personagem do folhetim do jornal parisiense Le Matin, o mais próximo de uma explicação é a inversão da palavra "ramogiz", supostamente vinda do romani/cigano. Conforme o livro "A tinta e o sangue (página 232), de Dominique Kalifa, o nome Zigomar seria um "amálgama", junção de estereótipos de marginalizados urbanos, unindo estrangeiros, ciganos e apaches (delinquentes), por homologia das palavras zigue (comparsa) e tzigane (cigano), surge o nome da figura do quadrilheiro. Jeison.