Os trabalhos (quase) perdidos de Siegel e Shuster

Há algum tempo, publiquei um texto de Dennis Doyle sobre Jerry Siegel e Joe Shuster, os criadores do Superman, na ocasião, postei uma arte intitulada  World In Future--1980. Em 1984, a Eclipse comics publico a revista Siegel and Shuster: Dateline 1930s, com propostas de séries que Siegel e Shuster tentaram vender pras editoras na década de 1930, podemos identificar semelhança com outras séries publicadas e até a flagrante influência de outros autores. Shuster transita seu estilo entre o realista e o cartoon.



Na primeira edição, destacam-se Snoopy & Smiley, muito parecida com Mutt & Jeff de Bud Fisher, Bruce Verne, G-Man of Future lembra Federal Men da revista New Comics, uma série sobre FBI com muito elementos de ficção científica, que tinha como herói, o agente Steve Carson, no final da série, se passando no futuro, temos um agente com um nome que seria reutilizado em outro personagem), Jor-L, nome do pai de Kal-El, o Superman (a grafia Jor-L era usada nas primeiras histórias), G-Man, vem de Government Man, um apelido de policial federal nos Estados Unidos. Goober the Mighty, não é uma série totalmente inédita, a série havia sido publicada no jornal escolar Glenvile Torch, o personagem é um tarzanide, mais próximo de uma paródia, o estilo usado por Shuster lembra o de E. C. Segar, o criador do Popeye.







A segunda edição usa na capa, a arte mencionada anteriormente, World In Future--1980, feita por Shuster em 1931, Siegel afirmou que viu essa arte ao conhecer Shuster.

Essa segunda edição traz uma nova história de Snoopy & Smile e Bruce Verne, as histórias estão todas em preto e branco, algumas delas só em rafes (esboços) sem arte-final.


World In Future--1980

Fontes e referências

 1984: Siegel and Shuster: Dateline 1930s

Siegel and Shuster: Dateline 1930s - The Spanish Superman Homepage

Obituary: Joe Shuster

Siegel & Shuster - Lambiek

Who Drew Superman?


Comentários

Luigi Rocco disse…
Muito legal a postagem!