Alguns filmes e séries do Zorro produzidos fora dos Estados Unidos


 Zorro foi bastante popular e teve diversos filmes ao redor do mundo, muitos deles sem qualquer licença, no post anterior, comentei sobre filmes que eram renomeados como filmes do Zorro para aproveitar o sucesso do espadachim mascarado.

Nesse, vou apresentar alguns filmes produzidos ao longo dos anos.

Em 1926, é lançado o filme belga À la manière de Zorro, dirigido por Paul Flon e estrelado por William Elie, o filme é considerado perdido, não há nenhuma informação sobre sinopse, fotos ou qualquer trecho.


Em 1941, é lançado no México, o filme El Zorro de Jalisco, estrelado por Pedro Armendáriz.




No México também foram lançados El Nieto del Zorro (1948), filme de Jaime Salvador, com Adalberto Martínez, Las hijas del Zorro (1964), filme de Federico Curiel La Gran Aventura Del Zorro (1974), faroeste mexicano com Rodolfo de Anda como o Zorro e Pedro Armendáriz Jr. como o vilão e ambientado na Área da baía de São Francisco. Pedro Armendáriz Jr ainda participaria dos filmes do Zorro estrelados pelo espanhol Antonio Banderas: A Máscara do Zorro (1998) e A Lenda de Zorro (2005), participando de mais filmes que seu pai.









O ator mexicano Luis Aguilar também fez alguns filmes: El Zorro vengador (1962), El Zorro escarlata en la venganza del ahorcado (1958) e El Zorro Escarlata (1959).




Além de alguns clones como El látigo negro e El misterio del látigo negro (1958) , La calavera negra (1960) e até mesmo El halcón solitario (1964), um clone do Lone Ranger.

Em 1978, é lançado o filme El Zorro Blanco.






Em 1969, foi lançada uma série brasileira: “As Aventuras do Zorro" produzida pela TV Bandeirantes, estrelada pelo radialista José Paulo de Andrade como Don Diego/Zorro e Suely Franco como Rosita. A série é considerada perdida.







Em 1970, em Cuba, é lançada a série Zorro, estrelada pelo ator cubano Julito Martínez.

Os filmes europeus muitas vezes aproveitavam o nome Zorro em filmes de épocas anteriores ao Zorro original:


É caso dos italianos Zorro alla corte di Spagna (Zorro na Corte da Espanha em tradução literal) lançado em 1962, nos Estados Unidos foi chamado de The Masked Conqueror, indicando que não devia ter licença dos detentores dos direitos autorais, também em 1962, é lançado L'ombra di Zorro, filme italiano-espanhol, o notável do filme é que seu roteiro foi roteirizado por José Mallorquí Figuerola, criador do herói de faroeste El Coyote, publicado em livros de bolso e bastante influenciado pelo Zorro, dois dos filmes de El Coyote foram rebatizados como filmes do Zorro: La justicia del Coyote (1956) virou Zorro - La Justice du Coyote no Canadá. e Il segno del coyote (1963), que virou Zoro Maskeler Asagi na Turquia e Zorro, a fekete lovas na Hungria.



Zorro e i tre moschettieri de 1963 (como o título diz, um inusitado crossover entre Zorro e os três Mosqueteiros de Alexandre Dumas), o filme é estrelado pelo ator americano Gordon Scott, que também ficou conhecido por interpretar outro herói dos pulps: Tarzan, Zorro contro Maciste também de 1963, onde encontra o herói italiano Maciste (que protagonizada filmes de espada e sandália, épicos inspirados em filmes bíblicos e da Grécia Antiga), nos Estados Unidos virou Samson and the Slave Queen , indicando também não devia ter licença.

Il segno di Zorro (1963), filme coproduzido na Espanha, França e Itália foi chamado de  Duel at the Rio Grande, o filme foi estrelado por Sean Flynn, filho do ator Errol Flynn, conhecido papéis em filmes de capa espada como O Capitão Blood 1935 (baseado no personagem Rafael Sabatini) e As Aventuras de Robin Hood (1938).


Zorro alla corte d'Inghilterra (Zorro na Corte da Inglaterra) de 1969.







                   
                                                         
  



Em 2019, é lançado o fanfilme argentino Zorro, el sentimiento de hierro, escrito, dirigido e protagonizado por Adrian Escudero. O filme foi filmado em lugares onde o ator Guy Williams (da série da Disney dos anos 50) esteve.



Na Turquia, foram produzidos dois filmes Zorro kamcili süvari (1969) e Zorro'nun intikami (1969)




O legado do Zorro continua na Europa, em 2015, o registro da marca Zorro foi invalidado na União Europeia, alegando que o nome não é distintivo, na Europa há um grande histórico de quadrinhos, filmes e até séries de animação do Zorro, é o caso do anime Kaiketsu Zorro (1996-1997), animado no Japão, mas encomenado pela Mondo TV italiana, a série foi exibida pela TV Record como A Lenda do Zorro.  Zorro The Chronicles (2015-2016), produção francesa em computação gráfica, chegou a ser exibida no canal por assinatura Gloob do Grupo Globo. A série teve quadrinhos por Greg Newman (roteiro) e Danilo Loizedda (desenhos). Em 2020, a editora francesa Dargaud lançou Don Vega de Pierre Alary.







o anime Kaiketsu Zorro 


Couverture de Zorro (Les chroniques) -1- Tome 1

Comentários