Origem dos cowboys mascarados



 







Lone Rider, criado por Jack Kamen para a Ajax-Farrell (1951)





O herói cowboy mascarado é um tropo comum do faroeste. Nesse texto, tento encontrar as possíveis origens.


Uma máscara comum é a bandana, seu uso para cobrir o rosto de poeira, como protação para o sol e até o frio, com o tempo, foram usadas para cometer crimes, saber quando começou o uso para cometer crimes é algo difícil.


O fora da lei Black Bart, nome usado por Charles E. Boles (1829-1888) usava um saco de farinha como máscara.


Cartaz de procura-se para Black Bart



Butch Cassidy e the Sundance Kid teriam usado máscaras em um roubo em 1901, Cassidy era o psedônimo de Robert LeRoy Parker (1866 - 1908).




Mas e quanto aos heróis?

Também no Velho Oeste, surgiram grupos de vigilantes máscarados como os San Diego Vigilantes e Bald Knobbers (1885-1889), a verdade é que muitos dos vigilantes executavam indígenas e hispânicos.

San Diego Vigilantes
Bald Knobbers




Fora isso, era comum algumas figuras do Velho Oeste serem eternizadas como heróis (algo que aconteeria no cangaço brasileiro), inspirados no Robin Hood, um nobre inglês da Idade Média, que segundo as baladas, roubava dos ricos e dava aos pobres, algo que nunca chegou a ser comprovado por historiadores, houve também o caso de Dick Turpin (1705-1739), um ladrão das estradas inglês, Turpin virou herói nas baladas e penny dreadful (um antecessor dos pulps), Turpin agia mascarado. Soma-se a isso, os espétaculos de faroeste criados por Buffalo Bill (1846-1917) na década de 1870.


Dick Turpin


Tom Mix, famoso ator de faroeste como Dick Turpin em um filme de 1925


No romance Szegény Gazdagok do escritor húngaro Mór Jókai (1860), o barão húngaro Lénárd Hátszegi se torna o ladrão mascaro Fatia Negra (Face Negra), ele contudo não era um tipo de Robin Hood, ele roubava para o próprio benefício.



Em 1877, o escritor Edward Lytton Wheeler lançou um dime novel (outro tipo de literatura que antecede os pulps) de um herói fictício, o Deadwood Dick. 




Em maio de 1919, é lançado o seriado The Masked Rider, onde um cowboy mascarado entra em um conflito na fronteira entre o Texas e o México, além da máscara, o personagem usava uma roupa toda preta. A produção era considerada perdida, até ser encontrada pela distribuidora Serial Squadron em 2003. O nome The Masked Rider já havia aparecido em um curta-metragem de 1914 e um filme de 1916. O então desconhecido Boris Karloff participa do filme.


Zorro estreou novela The Curse of Capistrano (A Maldição de Capistrano) de Johnston McCulley, publicado nas as páginas da revista pulp All-Story Weekly entre 9 de agosto e 6 de setembro de 1919, no ano seguinte, foi adaptado em um filme estrelado por Douglas Fairbanks. McCulley se inspirou em Pimpinela Escarlate, escrito pela Baronesa Emma Orczy (1903), na peça e no livro, um nobre inglês chamado Percy Blakeney salva outros nobres da guilhotina durante a Revolução Francesa, Zorro é o nobre Don Diego Vega, que ajuda o povo do então povoado de Los Angeles, como Blakeney, Diego finge ser um dândi, um nobre de hábitos finos que não quer saber de violência.

Zorro em sua primeira aparição nos pulps, capa por  P. J. Monahan


Embora não se passe no período do faroeste, mas sim quando a Califórnia era território da Espanha, Zorro tem histórias de faroeste e até influenciou vários cowboys da cultura pop como o Lone Ranger.

Fontes e referencias


Deadwood_Dick - Public Domain Super Hero Wikia

Comentários