Tarzanides indianos


 Há algum tempo, fiz um post sobre tarzanides, personagen inspirados em Tarzan, geralmente são homens brancos que se tornam senhores da selva, contudo, também existem heróis indianos.



O escritor inglês Rudyard Kipling (1865-1936) é conhecido pela criação de Mowgli, o menino lobo, um personagem de certa maneira, antecede o Tarzan e pode ser considerado um modelo para a criação desses tarzanides. Inclusive, o termo jungle vem do sâncrito jangla, inclusive há um cognato pouco usado atualmente em português: jângal.

Talvez o personagem mais antigo seja Wambi, Jungle Boy, criado por Henry Kiefer, Wambi surgiu em Jungle Comics #1 (1940), uma revista totalmente dedicada aos tarzanides (que era um spin-off da revista Jungle Stories da mesma editora). Wambi ganhou o próprio gibi teve 18 edições.

Embora considerar wambi indiano é um tanto complicado, ele vivia em uma floresta que ora parecida a Índia, ora parecia algum lugar no continente africano. O talvez o asssociasse como indiano era seu turbante.




A própria Fiction House teve outros heróis é o caso de Taj of Elephants que estreou em Jungle Comics #57 (1944) e seu criador é desconhecido, a moça parece ter sido inspirada em Toomai of Elephants, um outro personagem de Klipling também presente na coletânea O Livro da Selva, Toomai foi interpretado pelo ator indiano Sabu Dastagir no filme Elephant Boy lançado em 1937, em 1942, Sabu também interpretária o Mowgli.

Fora da Jungle Comics, a Fiction House lançou um outro personagem indiano, Jan of the Jungle, criado por Enrico Bagnoli em Rangers Comics #42 (1948), a revista foi um mix bem curioso, trazia também histórias de guerra e faroeste, Jan foi publicado até a edição 63. 



No Brasil, Jan foi publicado pela Rio Gráfica Editora (RGE) nos anos 50 nas revistas Biriba Mensal e Almanaque Shazam, uma curiosidade: devido as poucas histórias de Jan, a RGE chegou a publicar Wambi como se fosse Jan, embora Wambi tenha sido publicado com o nome correto pela própria RGE e pela Editora Brasil-America Latina (EBAL), saber quando isso começo é um trabalho para pesquisadores.  Anteriormente, mencionei que era uma prática comum da editora, é o caso do herói Cavaleiro Negro (Black Rider) da Atlas/Marvel teve histórias produzidas no Brasil, mas às  vezes recorriam as histórias do cowboy Gringo (ou Ringo) do estúdio espanhol Selecciones Ilustradas e até mesmo o cowboy Durango Kid dos cinemas era usado para tal (ao menos suas capas).


Curiosamente, a própria Fiction House transformou Jan em Wambi, em Wambi, Jungle Boy #17 (1952), uma história de Jan por Enrico Bagnoli publicada em Rangers Comics 44 (1948) foi redesenhada (apenas o rosto) para publicar como se fosse uma de Wambi.






Em 1945, Sabu licenciou a sua imagem para um gibi, e a editora Rural Home/Croydon publicou Red Circle Comics #4, dedicada a Sabu, Elephant Boy, uma espécie de fusão entre Toomai e Mowgli. A história seria republicada em  Ramar of the Jungle #2 (setembro 1955). Ramar era uma série de televisão estrelada por John Hall. A Charlton não deve ter conseguido ou memso tentando a licença com Sabu, o personagem é chamado de Garo, prince of the Jungle.


Em, 1950, Sabu ganha um gibi pela a Fox Feature Syndicate que teve apenas duas edições, com histórias ilustradas por Wally Wood, Joe Orlando e Jack Kamen.

Em 1948, a revista Buster Brown Comics #11 apresenta Ghanga ou Gunga, que é mais um genérico de Toomai, a criação é atribuída  a Dan Barry, a revista era publicada pela Brown Shoe Company, que tinha o personagem Buster Brown como mascote, Brown foi transformado em Chiquinho no Brasil pela revista O Tico-Tico e é criação de Richard F. Outcault, também criador do Yellow Kid.


Um dos raros exemplos da Europa é 
 Durga Râni que estreou na revista francesa Fillette (menina em francês) em 1946, criada pelo escritor de ficção científica e roteirista de cinema René Thévenin (que assinou como Jean Sylvère) e ilustrada por René Pellos., o nome Durga deriva de uma divindade indiana e Râni é uma versão feminina de rajá (nome dado a governantes do subcontinente indiano).O site Comic Boook Plus possuí uma revista em espanhol com a personagem: Durga-Rani El Peneca 2096



Fontes e referências

Jan of the Jungle (Fiction House) - Public Domain Super Heroes Wikia
Jan das selvas I (Wambi-) -Guia dos Quadrinhos
Jan das selvas-II - Guia dos Quadrinhos       
GhangaGhanga por Jess Nevins

Wambi

Durga Râni - Cool French Comics


Comentários