A série animada da Legião dos Super-Heróis

 



A Legião dos Super-Heróis é um grupo da DC Comics criado pelo roteirista Otto Binder e  o desenhista Al Plastino, a Legião original fez a sua primeira aparição em Adventure Comics #247 (abril de 1958), o grupo foi criado em um futuro distante, o século XXX, eles viajam no tempo e encontram o jovem Superman, quando ainda usava o nome Superboy, até mesmo Jerry Siegel, seu cocriador e roteirista original do Superman, chegou a escrever histórias da Legião.

Em 1982, a minissérie A Saga das Trevas Eternas (The Great Darkness Saga), por Paul Levitz (roteiro), Keith Giffen (roteiro e desenhos) e Larry Mahlstedt (desenhos e arte-final) colocou o grupo contra Darkseid, um inimigo do Superman criado por Jack Kirby em Quarto Mundo, série que não fez muito sucesso na época (1970).

A existência do Superboy nunca foi um consenso, o filme de Richard Donner estrelado por Christopher Reeve lançado em 1978 não tinha o Superboy, após a DC publicou a minissérie Crise nas Infinitas Terras (12 edições, 1986), roteirizada por Marv Wolfman e ilustrada por George Pérez, a cronologia foi refeita, com a série iniciada por John Byrne mostrando que o Superman só começou a atuar como adulto, o próprio Byrne precisou criar uma solução criativa, a Legião teria encontrado um Kal-El de um universo compacto atuando como Superboy. Curiosamente, uma série de TV do Superboy foi lançada em 1988, mas não teve a presença da Legião, o grupo não apareceu nem mesmo em uma série da Filmation dos anos 60 ou na série Super Amigos da Hanna-Barbera, onde o Superboy apareceu. 
Diversos retcons seriam feitos e hoje alguns conceitos da Era de Prata foram retomados, como o Superboy na Legião.

Nos anos 90, um outro Superboy foi lançado, ele era um clone do Superman que apareceu após o evento da Morte do Superman, ele adotaria o nome civil Conner Kent e o nome kryptoniano Kon-El, que também se tornaria um membro da Legião.

           

A Legião fez sua primeira aparição animada em New Kids in Town", episódio de Superman the Animated Series, produção de Bruce Timm e Paul Dini, eles enfrentam Brainaic, em um flashblack, Brainiac 5 aparece, nessa adaptação, Brainiac é uma inteligência artificial/robô de Krypton e não há uma explicação para existência do Brainiac 5 (um descendente do Brainiac original do planeta Colu), a equipe e Braniac 5 reaparecem no episódio "Far From Home" de Liga da Justiça Sem Limites, onde a Supergirl entra para o grupo (assim como nos quadrinhos), exibido em 15 de abril de 2006, nessa época, uma série do grupo foi anunciada, com o título  Superboy and the Legion of Super-Heroes, contudo, em 24 de abril, o título passou a ser apenas Legion of Super-Heroes. A produção e boa parte dos designs foram feitos por James Tucker, o mesmo artista que seria responsável por Batman: Os Bravos e os Destemidos (2008-2011), já tratado em outro post aqui no blog. A questão da mudança de nome foi jurídica, os herdeiros de Jerry Siegel haviam conseguido uma vitória na justiça em processo pelo Superboy, com isso, a DC teve que remover o nome Superboy e aparições de outros que tiveram esse nome, até mesmo o seu clone foi morto (embora neguem que isso tenha sido por conta do processo), Conner voltaria em 2008, justamentre quando a DC pode voltar usar o personagem, em 2013, uma decisão foi favorável para a DC Comics. Curiosamente, o SBT exibia a série live-action Smallville (2001-2011) com o substítulo As Aventuras do Superboy.

Como a série existiu nesse período do processo, o nome Superboy não foi usado, o jovem Kal-El é chamado de Superman. A Legião da série foi composta por Superman, Saturnia (Saturn Girl),  Brainiac 5), Camaleão (Chameleon Boy), Cósmico (Cosmic Boy), Lobo Cinzento (Timber Wolf), Etérea (Phantom Girl), Moça Tríplice (Triplicate Girl), Relâmpago (Lightning Lad), Saltador), Astro (Star Boy), Colossal (Colossal Boy): Ferro (Ferro Lad), Karate Kid, Nemesis (Nemesis Kid),  Sonhadora (Dream Girl), Ultra Boy, Violeta (Shrinking Violet), além de Blok, Elemental Lad, Sun Boy e Matter-Eater Lad.





Braniac 5 (Querl Dox) e os demais coluanos são organismo cibernéticos baseados em nanotecnologia.
Brainiac 5 nos quadrinhos







Brainiac 5 na série






Outro personagem que vale que foi adaptado foi o Lobo Cinzento (Timber Wolf), criado pelo escritor de FC Edmond Hamilton e o desenhista John Forte, Lobo Cinzento estreou em Adventure Comics #327 (dezembro de 1964), contudo, seu visual parece anteceder o Wolverine da Marvel, como comentei no post sobre o Namor, o fato do personagem ser anterior não impede que mudem pra não confundir o público





A segunda temporada começa com o episódio duplo "The Man from the Edge of Tomorrow", com a parte 1 escrita por Michael Jelenic, criador de Os Jovens Titãs em  Ação!, escreveu roteiros para The Batman, Os Bravos e os Destemidos e outras adaptações da DC) e a parte 2 escrita por Greg Weisman de Gárgulas. O episódio traz um clone do Superman do século 41 conhecido como Superman-X, que em homenagem ao Superboy Kon-El e a Lar Grand, o Mon-El, ele passa a ser chamado de Kell-El em homenagem ao Superman original, ele convoca a Legião para combater o vilão Imperiex, Imperiex surgiu nos quadrinhos em Superman # 153 (fevereiro de 2000), criado por Jeph Loeb (um roteirista de cinema que passou a escrever quadrinhos e que até colaborou em Smallville)  com design criado pelo desenhista Ed McGuinness, o personagem foi inspirado no Galactus da Marvel e foi o principal vilão do arco Our Worlds at War, que no Brasil virou Mundos em Guerra, sendo a última publicação da Editora Abril antes da Panini assumir a DC, ela já havia assumido a Marvel por problemas enfrentados pela Abril. Dois encadernados foram publicados pela Eaglemoss em 2019.



Na série, Imperiex absorveu elementos do Darkseid, que como mencionei anteriormente, também foi um rival da Legião, embora nunca tenha tido nenhuma explicação para a escolha, talvez não tenham conseguido a autorização para usar Darkseid.


A série se encerrou em 2008, após 26 episódios. Em 2010, Weisman esteve envolvido em outra série da DC, Justiça Jovem (Young Justice), inspirado tanto no grupo homônimo, quanto nos Novos Titãs, misturando membros das duas equipes, dentre eles, o Superboy/Conner Kent (membro fundador da Justiça Jovem), com uma abordagem mais fiel.




Em 2021, foi anunciada uma série animada adulta da Legião desenvolvida pelo roteirista Brian Michael Bendis para a HBO Max.

Em 2023, um filme animado da Legião será lançado.


Fontes e referências





Legion_of_Super_Heroes_(TV_series)

Comentários