Os encontros das Tartarugas Ninjas e os Power Rangers


Recentemente, foi anunciado um crossover entre as Tartarugas Ninja e Naruto, franquia de mangá e anime criada por Masashi Kishimoto, nos últimos anos, os quelônios marciais protagonizaram todo tipo de crossover, com Batman (quadrinhos e um filme animad), Street Fighter, Cobra Kai/Karate Kid (somente numa linha de action figures), Mestres do Universo (também em action figures) e outros.

As Tartarugas Ninjas é uma franquia que surgiu de uma forma inusitava, tratava-se de um quadrinho lançado pela dupla Kevin Eastman e Peter Lair lançado em 1984 como uma paródia ao Demolidor de Frank Miller e um pouco dos mutantes da Marvel, com não só as Tartarugas sendo mutantes, como morando nos esgotos de Nova York como os Morlocks. O que a dupla não esperava, é que a HQ fosse muito popular, sendo adaptada para RPG em 1985 e uma série animada em 1987.

A série animada deu uma amenizada no material e codificou cores para cada Tartaruga, enquanto nos quadrinhos, todos usava faixas vermelhas, sendo diferenciados apenas pelas armas usadas.

Já Power Rangers estreou em 1993, a Saban pega séries da franquia super sentai da Toei Company e adapta para o público americano, há quem diga que Power Rangers foi a primeira franquia a desbancar as Tartarugas em licenciamento.

Entre janeiro e março de 1996, foi publicada o arco de história The Year of the Turtle na revista Teenage Mutant Ninja Turtles Adventures da Archie Comics, nela as Tartarugas enfrentam o grupo de vilões Mighty Mecha Power Raiders, o roteiro é de autoria de Dan Slott, hoje conhecido como um escritor de quadrinhos premiado, mas na época trabalhava escrevendo quadrinhos licenciados infanto-juvenils. 1996 foi justamente o ano em que a série animada foi encerrada.




As Tartarugas não ficaram muito tempo fora da TV, em 12 de setembro 1997, foi lançada a série live-action Ninja Turtles: The Next Mutation produzida pela Saban, como forma de promover a série, teve um crossover em dois episódios de Power Rangers no Espaço lançados nos dias 20 e 27 de fevereiro de 1998.


As franquias se encontraram novamente em jogos: Super Brawl 3: Good vs. Evil (2013), um jogo de crossovers de personagens pertencentes ou exibidos na Nickelodeon, Power Rangers vs Teenage Mutant Ninja Turtles: Ultimate Hero Clash! (2016) e Power Rangers vs Teenage Mutant Ninja Turtles: Ultimate Hero Clash 2 (2016).





Logo em seguida, foi a vez dos quadrinhos com dois crossovers numa parceria entre a Boom! Studios e a IDW Publishing, sendo duas minisséries de cinco edições, escrita por y Ryan Parrott e ilustrada por Dan Mora, uma publicada em 2019 e outra em 2022.


Fontes e referências

List_of_pop_culture_references_to_Power_Rangers_and_Super_Sentai/

Mighty_Mecha_Power_Raiders

Power_Rangers - Turtlepledia

The ’90s Revisited: TMNT Adventures: The Year of the Turtle #1

Comentários