Batman por Jack Kirby





No início dos anos 70, Jack Kirby se mudou para a DC Comics e lá fez histórias do Superman, mudando para sempre o cânone do personagem com a criação do Quarto Mundo e os Novos Deuses (que na verdade era uma ideia que ele teve ainda no gibi do Thor). Ele começou no gibi Superman's Pal, Jimmy Olsen, o rosto do Superman acabou sendo alterado para ficar mais familiar.



O Superman de Jack Kirby sendo retocado por Al Plastino e Murphy Anderson

Kirby não chegou a desenhar o Batman nessas histórias, o que pouca gente sabe, é que Kirby trabalhou na Hanna-Barbera no final dos anos 70 e desenhou o Batman em concept arts, é o caso do exemplo abaixo do episódio The Super Friends Meet Frankenstein

Uma fusão monstruosa de Batman e Superman

Em 1984, a coleção de action figures Super Powers da Kenner teve um gibi tie-in ilustrado por Kirby, assim podemos ver não só o Superman sem retoques, como o Batman. A Panini chegou a publicar esse material em 2 volumes de Lendas do Universo DC: Super Powers em 2017.














Batman vs Capitão América, arte comisionada em um evento nos anos 70
Batman por Jim Steranko

Na revista The Comic Informer #7 (janeiro de 1983), foi publicada esse personagem abaixo, essa versão foi arte-finalizada por Greg Theakston em 1994. O personagem lembra alguns designs de Kirby como Mantis de Novos Deuses




Em 2024, Alex Ross lançou o livro Alex Ross: Unseen, o que chamou atenção no livro foram as artes intituladas Kirby+Batman.











No texto, Ross menciona influências de Dick Sprang, um dos desenhistas clássicos do Batman, umas das inspirações pro James Tucker em Batman: The Brave and the Bold. Curiosamente, na série, Batman encontra criações de Kirby que não tinham aparecido em animações até então: Kamandi, o último rapaz da Terra e OMAC.



Pra quem acha estranho o Alex Ross desenhando assim (particularmente, acho melhor que sua arte realista), ele já fez artes no estilo de Bruce Timm:

Comentários