Heróis open source


Há um tempo, falei sobre os super-heróis que são de domínio público nos Estados Unidos e como autores independentes e até mesmo consagrados como Alan Moore
Contudo, há um outro fenômeno, os dos heróis "open source".



Mas o que é open source? O termo open source tem origem na industria de software, programas open source são aqueles que são liberados para uso sem que precise pagar para usar, tendo uma licença de uso que permite usar, alterar e distribuir. Há um movimento similar no RPG de mesa, chamado open gaming, vários RPGs indies são lançados se valendo dessas licenças. Há até um RPG de domínio público chamao Mystery Men
Artes produzidas por Joel Carrol




Há vários tipos de heróis open source, muitos estão intrisicamente ligados com heróis em domínio público, sendo versões de personagens pré-existentes ou personagens novos colaboram com heróis DP. Há também os que são apenas pastiches de personagens existentes (ironiamente, o que Alan Moore fez em Tom Strong, fazendo dele uma versão do Doc Strange da Era de Ouro).

Não sei ao certo quando o movimento de personagens open source começou, mas a Internet impulsiona essas iniciativas.

A mais famosa personagem open source é Jenny Everywhere de Steven Wintle, criada em 2002.
Segundo o autor:
Ela tem cabelo curto e escuro. Ela geralmente usa óculos de aviação no topo da cabeça e um lenço no pescoço. Caso contrário, ela se veste com roupas confortáveis. Ela tem tamanho médio e uma boa imagem corporal. Ela tem muita confiança e carisma. Ela parece ser asiática ou nativa americana. Ela tem um sorriso pronto.




Muitos heróis open source são listados nas Wikis, sejam elas hospedadas no Fadom.com (ex-Wikia, criado pelo mesmo fundador da Wikipédia), sejam em sites similares.




Criadores usam todo tipo de recurso para conceber seus personagens, como o site Heromachine e atualmente até a inteligência artificial (embora o PDSH Wiki não permita, as outras Wiki não possuem essa restrição).


A primeira versão do Heromachine, lançada em 2001


No Brasil, não há muitas iniciativas, uma vez que a legislação brasileira não permite abrir mãos dos direitos, como na legislação norte-americana, em 2008, o quadrinista Cadu Simões usou uma licença Creative Commons para liberar seu super-herói satírico, o Homem-Grilo com uma licença que permite o uso comercial: CC BY SA, mas o herói já era licenciado desde 2003, contudo, era uma licença mais restrita. Dentre as licenças, há a licença CC0, mas essa não tem valor no Brasil, para as outras, foi preciso fazer uma uma portabilidade, para se adequar as leis brasileiras.

O Homem-Grilo tem um verbete na open-source-superheroes



Em, 2011, o site da extinta revista revista Quadrinize lançou o 
Manifesto Comics Livre Beta, contudo, ela teve alcance, ficando apenas o registro.

O canal PD Hero Comics! apresenta várias releituras de heróis open source e domínio público.



Desde o ano passado, tenho experimento inteligência artificial para criar ilustrações, nos últimos tempos, tenho usado bastante o Bing, ele consegue simular quadrinhos impressos. Nesses posts, coloquei algumas tentativas de fanartes de personagens famosos, contudo, agora resolvi testar os open source e postar num grupo no Facebook, é o caso da imagem que abre o post com o herói Astro-Man, curiosamente, eu não pedi que fosse negro, mas gostei do resultado:


Jenny Everywhere



Sem querer, muitas dessas tentativas foram parar no LandMark Digital como os seguintes heróis
Janie Matthews, embora não tenha pensado nela, mas sim um simulacro das revistas de crime, mas agradou a um editor.

Outros personagens





Tarazed, cadastrada na open-source-superheroes



Shiko-Chan, uma heroína inspirada nas garotas mágicas de mangás e animes 


Null, the Ender of all Things, cadastrado na OSSH


Ver também

Fontes e referências

Open_source - Wikipedia

Open_source_comics - Wikimedia Commons

https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Open_source_comics

Open source character - Comic Vine

Jenny Everywhere

Jenny Everywhere - TV Tropes

The Free Universe - TV Tropes

Lawrence Lessig - Cultura Livre (pdf) - Tradução por Fábio Emilio Costa



Open_gaming Wikipédia em português






Comentários