Há algum tempo, fiz um texto sobre o herói Green Turtle, criado em 1944 por Chu F. Hing, um sino americano nascido no Havaí, o herói lutava contra dominação japonesa na China durante a Segunda Guerra Mundial. É dito que Hing planejou que o herói fosse um chinês, mas foi impedido; ainda assim, ele deixou isso ambíguo, o herói nunca mostrou o rosto e sua pele era de coloração rosada (asiáticos era retratados com tons de amarelo por décadas nos gibis americanos).
Fiz uma montagem com várias cenas do gibi. Há algum tempo, também falei sobre uma heroína italiana, a Dama de Espadas, descrita como especialista em judô, por vezes parecia luta-livre profissional. Analisando friamente, o herói lembra o Batman, com golpes que se parecem com de boxe e judô ou juitsu (ou o que se achava que fossem esses estilos na época). Trata-se de um estilo similar ao de outros heróis pulp e da Era de Ouro dos quadrinhos americanos.
Curiosamente, a primeira aparição do herói em Blazing Comics #1 (junho de 1944), há um anúncio no formato de quadrinhos de um livro de jiu-jitsu (a grafia usada é ju jutsu). A segunda edição trazia uma anúncio com "jiu jitsu policial", "luta livre policial", "boxe científico" e "judô americano".
A revista Hogan's Alley tem um ótimo ensaio sobre como esses anúncios mudaram nos gibis americanos: The Deadliest Ads Alive!
No post sobre Besouro Verde e Kato, comentei que Kato era descrito como um especialista em jiu-jitsu (essa era a grafia usada na época) e que Britt Reid, o Besouro Verde, diz que Kato o ensinou os golpes, Kato não era tão proemiente, em uma história, ele diz saber judô. Isso reflete que esses estilos não eram exatamente conhecidos, o o judô, criado por Jigoro Kano em 1882 a partir do jiu-jitsu, chegou a ser chamado de Kano Jiu-Jitsu e inclusive influênciou o jiu-jitsu brasileiro da família Gracie. Kato mudaria com Bruce Lee, na série de 1966, ele é descrito como lutador de kung fu (ou gung fu, como era chamado em cantônes).
Essa confusão continuou até nos anos 70 e 80, o anime Kurenai Sanshiro do mesmo criador do Speed Racer, Tatsuo Yoshida e produzido por sua empresa familiar, a Tatsunoko, virou Judo Boy nos Estados Unidos, chegando aqui como O Judoca.
Voltando ao Batman, ele é mostrado treinando Dick Grayson para ser o Robin com técnicas de boxe e jiu-jitsu (novamente com a grafia jiu-jitsu) em Detective Comics #38 (março de 1940).
Atualmente, Batman é descrito como conhedor de 127 estilos de luta diferentes, incluíndo até capoeira.
Detective Comics #38 (1940)
Outros heróis como o Amazing-Man, criado por Bill Everett em 1939, não tem arte marcial definida (é boxe, judô, etc...), Amazing Man Comics #5 (Setembro de 1939) conta história de John Aman, um órfão criado no Tibet por monges. Novamente, vemos uma mistura de técnicas. Vale salientar que Roy Thomas copiou essa origem no Punho de Ferro, a inspiração veio depois de assistir ao filme Cinco dedos de violência (King Boxer ou Five Fingers of Death) de 1972.
A década de 70 viu a transição do especialista em combate corpo a corpo para o artista marcial habilidoso, ou seja, com conhecimento mais técnico, sendo graduado e chegando a mestre, nesse contexto, Shang-Chi é chamado de mestre do kung fu e Kato, agora sempre vai ser um mestre. o Punho de Ferro é descrito como conhecedor de Shaolin quan, Aikido, Grou de Fujian, Judô, Caratê, Muay Thai, Ninjutsu e Wing Chun, com muitos estilos que nem eram difundidos no Ocidente dos anos 30 e 340.
Pensei em tentar achar paralelos com artes marciais chinesas pro estilo "pulp" do Green Turtle.
Hing deve ter feito o que todo autor de sua época ( até os de hoje fazem), copiar cenas de luta de outros autores (o popular comi swipe), Green Turtle se parece com o Batman em vários aspectos, ele tem um criado fiel (Wun-Too), um sidekick (Burma Boy), um avião no formato tartaruga, usa cordas pra saltar nos inimigos.
No ChatGPT, envie as imagens das cenas de ação e pedi que acha-se artes que se assemelhassem ao visto nos quadrinhos, eu também ia sugerindo ao lembrar de algo.
A princípio, interpretou como Baguazhang ou Pakua por seu estilo furtivo, mas também Chin Na por ter torções e agarrões, sendo um substituto natural para o judô e o jiu-tisu e o Shuai Jiao, com quedas e agarrões, também relacionado ao jiu-jitsu, também rlacionado ao jiu-jitsu. Porém eu não fiquei satisfeito, queria algo que lembrasse o os socos e até o arremesso de objetos, mandei várias vezes ao próprio ChatGPT e ao DeepSeek chinês, também pedi para .
Os socos foram associados ao Wing Chun, para os arremessos, foi associado ao Fei Biao Shu (que aliás, também poderia ser colocado no treinamento do Amazing Man com a Lady Zina postado acima). A palavra fei bao é usada também para os dardos.
O uso de cordas também pode ser adaptado para o dardo e corda (sheng biao) presente no Wushu, Shaolin do Nore, Choy Li Fut, no filme Shang-Chi e a lenda dos dez anéis, Xu Xialing, a irmã de Shang-Chi no MCU, aprende a manejar um, também lembra o golpe do Scorpion de Mortal Kombat. Green Turtle poderia ter um gancho como o Batman, há na china o Fēihǔzhǎo, que significa "garra de tigre voador".
Ele possui uma adaga que não é usada, apenas aparece numa splash page de um polvo representado o império japonês. Ela poderia vir da esgrima chinesa com faca curta (短刀 / duǎn dāo, Pak Mei ou Louva Deus do Sul.
Chin Na
Wing Chun

Becoming Batman: The Possibility of a Superhero de E. Paul Zehr (2018)
Comentários