Histórias em quadrinhos baseadas em tokusatsu publicadas no Brasil
Esse texto trata das revistas em quadrinhos brasileiras baseadas nos
seriados japoneses, mais conhecidos como tokusatsus.
O termo foi criado para definir filmes ou séries com efeitos especiais,
no entanto, é usado para definir produções japonesas, o mesmo ocorre com mangá,
que significa histórias em quadrinhos no idioma japonês e é usado para definir
quadrinhos japoneses ou quadrinhos inspirados na estética nipônica.
Kyodai Heroes
Em 1982, a editora Grafipar de Curítiba publicou uma revista em estilo mangá chamada Robô Gigante, sobre um mecha (robô) escrito por Claudio Seto e desenhado por Watson Portela, como complemento foi publicada Ultraboy, de Franco de Rosa, um pastiche do Ultraman da Tsuburaya Productions. Uma nova edição foi prometida, porém, não continuou, a editora fechou as portas dois anos depois.
Ultra Seven por Jiro Kuwata |
No Brasil, até aquele momento, três séries de Ultraman haviam sido exibidas: Ultraman, Ultra Seven e O Regresso de Ultraman, Ultra Seven inclusive foi adaptada para os mangás por Jiro Kuwata, co-criador do Oitavo Homem e responsável pelo mangá do Batman, criado para promover no Japão, a série de TV estrelada por Adam West (1966-1968)
Homobono produziu a capa de um VHS de National Kid lançado em 1993 pela Sato Company.
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O robô Mag de Flashman em Quadrinhos 7 série #9, roteiro de Ataide Braz e arte de Neide Harue
Na Ebal,
mesmo que os desenhistas Edson Kohatsu, Neide Harue e Luri Maeda tivessem
influência dos mangás, era exigido que seguissem o estilo dos comics
americanos.
Sharivan
(1983-1984) é a segunda série de uma trilogia de séries chamada Space
Cop, iniciada com Gaban, (1982-1983) e terminada com Shaider (184-1985), essas
duas distribuídas pela Globo Filmes, Gaban foi exibida pela TV Globo e Shaider
pela TV Gazeta e não tiveram versões em quadrinhos no país. Sua primeira
aparição na Ebal foi na história Na trilha do meteoro, roteirizada por
Alexandre Nagado e desenho de Marcio Morais publicada em Quadrinhos
7ª Série - #8, onde Sharivan encontra com o Machine Man.
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Jaspion e Changeman na revista TV Land, conforme comentei no post um inusitado mangá do Cavaleiro da Lua, a TV Land chegou a publicar um mangá inspirado na série de tokusatsu do Homem-Aranha produzida pela Toei.
Em 1992, após 12 edições, a revista O Fantástico Jaspion é cancelada e em seu lugar surge uma nova versão de Heróis da TV (que em versões anteriores abrigou histórias de personagens da Hanna-Barbera e da Marvel Comics). São publicados na revista Spielvan (que torna-se mais um aliado de Jaspion, após um confronto). Black Kamen Rider (distribuído pela Tikara Filmes, nova empresa de Toshihiko Egashira, ex-proprietário da Everest Vídeo) e Cybercop, o policial do futuro. Ambas as séries não participaram de crossovers com Jaspion e Changeman. Cybercop foi uma série atípica na revista, era originalmente produzida pela Toho Co. e distribuída no país pela Sato Company (de Nelson Sato, amigo de Egashira).
Em entrevista ao blog Street Fighter RPG, o quadrinista Marcelo Cassaro, disse que foi contratado por saber diferenciar um super sentai do outro. De acordo com ele, enquanto estava na Editora Abril, desenhava secretamente para o Studio Velpa, que apesar de pagar menos, poderia trabalhar com os heróis que gostava.
As histórias da Abril tinham forte influência dos quadrinhos de super-heróis das editoras Marvel e DC, tanto em roteiros, quanto em desenhos, porém, alguns dos desenhistas que trabalharam nos títulos, também participariam de projetos no estilo mangá: Marcelo Cassaro, Alexandre Nagado, Arthur Garcia e Watson Portela.
A história "Até que a morte os separe", escrita por Rodrigo de Góes e Marcio Morais e desenhos de Marcelo Arantes, publicada em O Fantástico Jaspion #9 (1991), guarda semelhanças com uma história do grupo Quarteto Fantástico: "A grande jornada", escrita por Marv Wolfman e desenhada por John Byrne, tanto no plot, como no estilo de Arantes - essa, por sua vez, também é parecida com The Deadly Years da série clássica de Star Trek:
Em Heróis da TV #10 e 11, Marcelo Cassaro apresenta pela primeira vez os aliens Preadacons (ou Predakonns, como ficaram conhecidos posteriormente, já que o nome "Predacon já existia na franquia Transfomers), que seriam apresentados no livro A Espada da Galáxia (1995) e em quadrinhos e RPG pela Editora Trama.
Alexandre Nagado disse que chegou a roteirizar três roteiros que foram pagos e nunca publicados: um para Spielvan, um para Metalder e outro para Cybercop, Metalder chegou a aparecer no álbum "Livro Ilustrador - Jaspion 2/Spielvan, lançado pela Editora Abril, nele também haviam figurinhas de Maskman, Black Kamen Rider (chamado de Blackman) e Flashman
Em Heróis da TV #16, o roteirista Gerson Luiz Teixeira e Aluir Amâncio criam a armadura Unidade Vênus para a Tomoko de Cybercop. Na série de TV, a armadura nunca chegou a ser produzida, por falta verbas. Segundo Jorge, do canal Otaking, a revista TV Land, uma revista de adaptações de programas de TV apresentou um mangá produzido por Minoru Nonaka Há alguns anos, circula pela web uma imagem de um possível protótipo da Toho Co., porém, de acordo com o Alexandre Nagado, a arte foi produzida por Tamotsu Shinohara (que trabalhou em Kamen Rider ZO e Kyōryū Sentai Zyuranger) para a revista Uchusen #102, de 2002 (Editora Asahi Sonorama), questionado no Facebook sobre a criação da armadura, Gerson afirmou não lembrar como surgiu a ideia da versão dos quadrinhos. Também de acordo com Nagado, a armadura seria apresentada em histórias pelo Studio Velpa, mas a Abril deixou dispensou o estúdio, passando a serem feitas pelos artistas internos da editora.
Almanaque Abril Jovem n° 7 (1992), que trouxe histórias de Kamen Rider, Maskman, Changeman e Spielvan, eles aparecem juntos na capa, criada por Marcelo Cassaro, um outro crossover inusitado foi em anúncio da revista Heróis da TV, ela incluiu Maskman, Spielvan, Black Kamen Rider, Jaspion e Cybercop (apesar do símbolo de copyright, era a única das séries que não era produção da Toei).
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Alexandre Nagado chegou a roteirizar três histórias de Cybercop que não foram publicadas.
Em 1994, os tokusatsus começaram a perder força com a chegada do anime Os Cavaleiros do Zodíaco. No ano seguinte, chegava a série americana Power Rangers, que era uma versão americana dos sentais da Toei, Existem duas verões sobre a história: O contrato com a Toei proibiria que as séries originais japonesas fosse exibidas com os Power Rangers. Com duas séries parecidas, o licenciamento de qualquer uma das duas gerariam confusão nos consumidores.
V.R. Troopers, arte de Steve Ditko |
Em Didi Volta para o Futuro, paródia da franquia De Volta Para o Futuro escrita por Cassaro com desenhos de Gustavo Machado, cenários de Watson Portela, cores de Napoleão Figueiredo e arte-final de João Anselmo, o capacitor de fluxo, artefato que permite a viagem no tempo nos filmes, é substituído pelo capacete do Jaspião.
Blue Figther de Alexandre Nagado por Arthur Garcia e Silvio Spotti. |
Em 2000, a dupla Garcia e Spotti, na revista Desenhe e Publique Mangá, publica o herói Cyborg Zeta (uma clara alusão a Cyborg 009), inspirado em séries criadas pelo mangaká Shotaro Ishinomori, tanto em roteiro, quanto em desenhos.
Em 1998, surge a webcomics Combo Rangers de Fabio Yabu, uma das primeiras webcomics do país. A HQ segue o mesmo modelo que Change Kids, um super sentai formado por crianças.
Em 1999, surge o herói Insector Sun de Christiano Silva ou Chris Lee, a princípio nas páginas do fanzine Ying Yang Quadrinhos, depois teve live-action interpretada pelo próprio criador e outros quadrinhos:
Em 2000, Combo Rangers ganham uma mini-série em três edições (Combo Rangers Evolution) pela editora JBC, uma das editoras que resolveu investir maciçamente em mangás no país. No ano seguinte, a editora publica uma série mensal. A revista é cancelada em 2002, após 13 edições. Em 2003, ganha uma série mensal pela Panini Comics. Após 10 edições, a revista é cancelada.
Segundo Marcelo Del Greco, aeditora JBC iria publicar uma revista dedicada ao Ultraman editada por ele, nela viria uma HQ do Ultraman Tiga escrita por Alexandre Nagado, com desenhos de Alvaro Omine e cores de Salvatore Aiala, curiosamernte, um tutorial de cores de Aiala usando a HQ foi publicada Desenhe Públique Mangá número 3, Editora Escala, 2000, mas o tutorial não especificou qual a origem das páginas. A série foi exibida pela Rede Record no programa Elian & Alegria.
Em 2002, a a revista Heróis Renascem da editora Escala publica o Henshin hero Beettleman roteirizada Danilo Monteiro e Stefani Renne e ilustrada por Danilo Monteiro.
Em 2005, o quadrinista Cadu Simões publica em seu "Fanzine do Homem-Grilo" #2, a história 'Sem Necessidade de Defensores', escrita por ele e desenhada por Daniel Rodrigues, uma clara paródia aos seriados japoneses. A HQ é protagonizada pelo Cricket Rider, a versão japonesa do Homem-Grilo de Simões. A história foi redesenhada por Alexandre Coelho no estilo mangá e publicada no site do autor. Em 2021, uma nova versão do personagem começou a ser publicada no site, ilustrada por Fred Hildebrand.
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visual do robô em Brilho de um pulsar |
RPGs
Nele, há arquétipos de heróis japoneses, incluindo de tokusatsus.
Capa de Dragão Brasil Especial #3 (1996) - Advanced Defensores de Tóquio (AD&T) |
Em 2017, Yabu lança financiamento coletivo para um novo volume da sua trilogia de Combo Rangers, Combo Rangers - Sombos Iguais.
Em dezembro de 2018, Franco de Rosa lança pela Opera Graphica, uma segunda história de Ultraboy ilustrada por Maurílio DNA (autor de Tunado, publicado no Almanaque Ação Magazine). Vendido na Amazon.
Em janeiro de de 2019, a JBC e a AQC (Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo) anunciam um evento sobre os quadrinhos do Jaspion com as presenças de Michel Borges e Arthur Garcia com uma exposição organizada por Henrique Heo, com autorização da Sato Company, com as artes de Adriano Batista, Adriano Panda, Alex Rodrigues, Alvaro Yoshitaka Omine, Andre Freitas, Arthur, Bira Dantas, Bruno Wall, Caio Cacau, Charles De Vita, David Lee, Denis DYM, Diego Maryo, Edde Wagner, Eduardo Ferrara, Fabrizio Yamai, Fernando dos Santos, Flávio Luiz, Flávio Soares, Franco de Rosa, Gustavo Machado, Helton, Irmãos Piologo, Joel Jr, Júlio Magah, Júnior Cortizo, Kakau, Leandro Henrique Altafim, Leandro Ramos, Lucas Libanio, Luiz Carlos SC, Luuh Drawings, Márcio Abreu, Márcio Hum, Marco Cortez, Marcos Venceslau, Marcos Silva, Maria Júlia, Mathias Strebs, Mauro de Abreu, Michel Borges, Moacir Torres, Omar Viñole, Paulo César Santos, Paulo José Silva, Rafael Nascimento, Renato Arlen, Ricardo Sousa, Ridalt Jr., Rodolfo Oliveira, Thiago Spiked, Tiago Sousa, Victor, Vinícius Galhardo, Wagner de Souza e Will Silva.
Franco de Rosa lança um Sketchbook do Ultraboy pela Editora Criativo com artes de Adriano Mervin, Arthur Garcia, Carlos Gritti, Daniel HDR, Lancelott Martins, May Santos, Maurílio DNA, Michelle Rezende, Sandro Hojo e Vitor Barreto.
Em outubro de 2020, O Regresso de Jaspion é publicado.
Eduardo Vetillo publica um álbum especial do Spectrman de tiragem limitada lançado durante a Santos Comic Expo.
Em julho de 2024, JBC publica Jiraiya: O Nov Império dos Ninja, com roteiro de Chris Tex, desenhos de Santtos e Jhonny Domingos.
Fontes e referências :
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