Os mangás de Tarzan




Tarzan foi criado pelo escritor americano Edgar Rice Burroughs e estreou em 1912 nas páginas da revista pulp All-Story Magazine.

O sucesso do personagem se deve aos cinemas, desde o seu primeiro filme Tarzan of the Apes de 1918, estrelado por Elmo Lincoln. O ator Johnny Weissmuller foi o interprete que ficou mais tempo no papel, estrelando 12 filmes entre 1932 e 1948.


A exemplo de Betty Boop, o personagem Tarzan foi bastante popular no Japão, a ponto ter mangás não-oficiais, era uma época em que não havia um controle mundial de marcas registradas.


Fukujiro Yokoi (1912-1948) criou suas próprias histórias de Tarzan publicadas pela editora Kobunsha (pertencente ao grupo Kodansha),  sua versão de Tarzan é bem diferente, com Tarzan lutando contra conspiradores internacionais e até contra robôs. A primeira publicação foi em 1948, mesmo ano em que o autor faleceu, a obra foi publicada postumamente até meados da década de 1950.







Conforme comentei em outro post, Osamu Tezuka era fã de Yokoi, ele também sofreu influências de Tarzan e também criou sua própria versão ainda no ano de 1948, Tarzan no Himitsu Kichi (algo como a base secreta de Tarzan), uma versão do herói também aparece no ano anterior em Shin Takarajima (A Nova Ilha do Tesouro)

Capa de Tarzan no Himitsu Kichi




Outra versão de Tarzan foi publicada em 1957 nas páginas da revista Shōnen Gahō (atualmente conhecida como Shōnen Gahōsha), Shonen taazan wa yuku, escrito por Yamada Akamaro e desenhado por Toyoda Minoru é o que os pesquisadores classificam como emonogatari, um tipo de narrativa de quadrinhos que misturam páginas com textos e desenhos, inspirado pelos kamishibais, os teatros de papéis.

Vídeo do canal ilha Kaijuu que explica sobre os emonogataris

A história mostra um Tarzan e um garoto japonês chamado Boy (tal qual o Boy interpretado por Johnny Sheffield que aparecia nos filmes estrelados por Johnny Weissmuller) com elementos fantásticos, Tarzan possui um anel de diamante e um espelho que lhe mostra lugares distantes no espaço e no tempo.


Devem ter outros mangás de Tarzan, mas se concentrei nesses três exemplos, a influência do personagem pode ser vista até mesmo nos tokusatsus, em Jaspion, série da Toei Company de 1985 e 1986 que fez bastante sucesso no Brasil, tanto, o herói-título é encontrado pelo ancião Edin é chamado de Ginga no Taazan (O Tarzan galático em tradução literal), o nome também usado para um órfão que Tarzan encontra no final da série, ambos são órfãos, Jaspion pode ser considerado uma criança selvagem, já que Edin o criou entre os animais, talvez possa até ser classificado como tarzanide, nome que o francês Francis Lacassin cunhou para personagem inspirado no Homem-Macaco.



Referências


Fukujiro Yokoi - Lambiek

Tarzan (1948) - Mandarake

Menção a Tarzan em artigo publicado no site oficial de Osamu Tezuka (em japonês)

Tarzan de outra montanha (tradução do título em japonês)

O Tarzan que veio para o Japão (tradução do título em japonês)

Emonogatari in the Age of Comics, 1948-1957 - The Comics Journal

Manga Finds Pirate Gold: The Case of New Treasure Island - The Comics Journal

Tezuka Osamu Outwits the Phantom Blot: The Case of New Treasure Island cont’d


Unknown In English 5: Fukujiro Yokoi - Helen McCarthy

TARZAN NO KETTO (Japanese Edition) eBook Kindle



Comentários