Crom, o bárbaro de Gardner Fox


Gardner Fox é conhecido pelos quadrinhos de super-herói/superaventura e ficção científica para a DC Comics (criando duas versões do Flash e utilizando o conceito de universos paralelos), mas ele também tem uma longa história com a fantasia. Por seu ecletismos, pode ser denominado como um escritor de ficção especulativa ou literatura fantástica, expressões "guarda-chuva" que abrigaram gêneros como ficção científica, fantasia e horror.


Nas décadas de 1940 e 1950, escreveu para revistas pulps como Weird Tales (onde Robert E. Howard publicou as histórias de Conan na década de 1930) e Planet Stories, Amazing Stories e Marvel Science Stories. Fox cita os livros The Gods of Mars e The Warlord of Mars da série Barsoom/John Carter de Marte de Edgar Rice Burroughs como uma das inspirações, série classificada nos subgêneros fantasia científica, romance planetário e espada e planeta.

Em julho de 1950, a Avon Books lançou a revista Out of This World Adventures, uma revista pulp editada por Donald A. Wollheim (que anos depois, fundaria a editora DAW Books, já mencionada no post sobre Imaro de Charles R. Saunders), a revista também publicou quadrinhos, dentre eles, Crom the Barbarian de Gardner Fox (roteiro) e John Giunta (desenhos) foram elas: Crom the Barbarian e The Spider God Of Akka, mais tarde, a segunda história foi republicada em Strange Worlds #1 (novembro de 1950) e uma terceira história, The Giant From Beyond foi publicada em Strange Worlds #2 (abril de 1950). Giunta foi um dos mentores de Frank Frazetta (que se tornaria capista de Conan, Tarzan e John Carter.




Crom é um membro de uma tribo de homens loiros chamada Aesir que possui uma espada chamada Skull-cracker (Quebra-crânios numa tradução literal). Fox tirou se inspirou nas histórias de Conan por Robert E. Howard, o nome Aesir é um clã de deuses da mitologia nórdica, Howard também usou o termo, assim como Asgard, a morada dos deuses mesmos mitos. O nome de Crom vem da divindade criada por Howard e Ophir (ou Ofir), de origem bíblica, que alguns teóricos acreditam que inspirou Opar em Tarzan (uma cidade perdida na Africa originária da hipotética Atlântida).

Crom pode ser classificado como conanesque ou conanesco, um nome para personagens que são inspirados no Conan.


Crom é muitas vezes creditado como a primeira HQ de espada e feitiçaria, outros acreditam que histórias como Príncipe Valente de Hal Foster, lançada em 1937, já teria elementos do subgênero. Curiosamente, em 1952, no México, foi lançada uma HQ pirata do Conan, cujo foco era Bêlit, a pirata conhecida como Rainha da Costa Negra.

Embora Conan seja classificado como espada e feitiçaria (sword and sorcery), um subgênero da fantasia, não é difícil classificar também como ficção científica, Howard deu o nome da época onde se passam as histórias de Era Hiboriana, um período 10.000 anos antes de Cristo (ou seja, há aproximadamente 12.0000 anos atrás), situou as histórias de Kull, o conquistador num período anterior chamado de Era Thuriana,  onde mostra não apenas Atlântida, mas outros continentes hipotéticos como Lemúria e Mu.



Chama-se de pré-história, o período anterior a 3.500 anos antes de Cristo, conforme comentei no post sobre Rahan e no post sobre Futuropolis (que menciona uma HQ baseada em A Guerra do Fogo J.-H. Rosny), essas histórias podem ser consideradas de ficção científica, já que os autores imaginam como teria sido a pré-história, já que não há registro, uma vez que não havia sido inventada a escrita. Jack Kirby, nos primórdios da revista Captain America (1941), tinha a curta série Tuk the Caveboy, que envolvia a Atlântida,  Tuk vivia numa ilha chamada Attilan (que lembra Atlântida), o mesmo nome do refúgio dos Inumanos, recentemente, Mark Waid em The History of the Marvel Universe estabelceu que Tuk é o primeiro descendente dos Inumanos e que seu gene possibilitou a existência dos mutantes.


De 1964 a 1966, publicou dois livros da série Llarn, uma série de espada e planeta, no final da década de 1960 e início da década de 1970, Fox voltou a gênero espada e feitiçaria com Belmont Books com a série de cinco livro Kothar, curiosamente, um dos seus livros seria adaptado em uma história de Conan, Kothar and the Conjurer's Curse em um história de seis partes começando em Conan the Barbarian #6 ("The Curse of the Conjurer", janeiro de 1975) pelo roteirista Roy Thomas e os desenhista John Buscema, Joe Sinnott, Dan Adkins e Dick Giordano.

Em Creatures on the Loose #26–27 (1973–1974) da Marvel Comics, escreveu duas histórias de Thongor of Lemuria, personagem literário também inspirado em Conan, criado por Lin Carter em 1966, Carter e L. Sprague De Camp deram continuidade as histórias de Conan, De Camp acabou se tornando dono da franquia, Roy Thomas cogitou licenciar Thongor antes de Conan, que por pouco não foi publicado pela Marvel.

Em 1976, lançou a série de quatro livros Kyrik pela Leisure Books. No mesmo ano, começa a publicar a série de contos Niall na revista Dragon da TSR, a revista Dragon, assim como a revista Dungeons é uma revista de RPG, Gary Gygax, cocriador do RPG Dungeons and Dragon (o primeiro do mundo) menciona as séries Kothar e Kyrik são citadas no Appendix N, uma lista contida no livro Dungeon Master's Guide de Gary Gygax e Mike Carr (1979), o Guia do mestre de Dungeons and Dragons. Em 1977, a primeira história de Niall, Shadow of a Demon foi publicada em The Year's Best Fantasy Stories: 3, editada por Lin Carter e publicada pela DAW Books, na mesma edição, é publicada The Pool of the Moon, história da série Imaro de Charles R. Saunders e Black Moonlight, história do Thongor do próprio Lin Carter. No mesmo ano, a TSR publica um jogo de tabuleiro criado por Fox chamado Warlocks & Warriors.

Como muitos quadrinhos de editoras da Era de Ouro, que ou faliram ou deixaram o mercado de quadrinhos, os quadrinhos de Crom estão em domínio público nos Estados Unidos.

Em 2014, a Boardman Books publicou Lurid Little Nightmare Makers #2, editada por Matthew Gore, a edição teve histórias de Crom, capas de La Reina de la Costa Negra (a adaptação mexicana de Conan), contos de Konar the Macedonian (série de contos ilustrados ou text stories publicados pela Quality Comics em 1938).




Em 2015, o personagem ganhou um revival por intermédio do ilustrado Kurt Brugel, republicando as 3 histórias de Crom.


Brugel reescreve The Warlock of Sharrador (1953), outra das histórias da Planet Stories e a torna uma história de Crom, novamente com uma recriação de uma capa de Allen Anderson.






No ano seguinte, republica contos de Fox e adiciona novas histórias de Crom produzidas por ele.

Em Sword of the Seven Suns,  conto publicado na revista Planet Stories em 1947, Brugel recria a capa da Planet Stories feita por Allen Anderson e inclui a primeira história inédita de Crom: Claiming Skull-Biter, uma história de sete páginas em preto e branco, escrita e desenhada por ele.




Na republicação de Tonight the Stars Revolt!, publicada originalmente na Planet Stories em 1952, Brugel incluiu a história Submitting of the Amazons.



Em Vassals of the Lode-Star, mais uma vez, Brugel recria uma capa de Allen Anderson publicada em 1947 pela Planet Stories e inclui a história de Crom, Conquering giants.





Em 2017, lança uma segunda coletânea de Crom, contendo as novas histórias e uma inédita, Crom and the Sacrifice, a capa lembra Conan the Avenger, capa de Frank Frazetta para a Ace (1968), também conhecida como Sacrifice. 



Em 2017, já como uma editora chamada Gardner Francis Fox Library, Brugel republica as histórias de Kothar, no ano seguinte, republica Crom and the Warlock of Sharrador na coletânea The Return of Dargoll & Other Pulp Stories.


A editora também publicou uma coletânea das histórias da série Niall chamada Niall Of The Far Travells.




Em 2019, a editora publica Complete Crom the Barbarian - Comic Book Collection, contendo uma quarta história colorida,  descrita como uma história perdida, escrita por Gardner Fox e ilustrada por Jack Katz, na verdade, essa era uma história de Zangar, um tarzanide, publicada na revista Jungle Adventures #3 (1971) da Skywald, a revista republicava histórias de tarzanides da Era de Ouro como Sheena, Taanda, Zangar era o personagem de capa e protagonista de histórias inéditas. Link para ler a história original de Zangar e a versão alterada como história de Crom.




 Katz também era um veterano da Era de Ouro, em 1974, lançou um ambicioso projeto, a série The First Kingdom, uma história épica pós-apocalíptica e fantasia científica (tal qual Thundarr) que totalizou 24 edições, é apontada como uma das graphics novels pioneiras da década de 1970.






Em 2018, a editora independente Atomic Pulp do roteirista Christopher Mills anunciou uma outra versão de  Crom que será publicada após uma campanha de financiamento coletivo no site Kickstater, essa nova versão terá roteiro de Mills com desenhos de Rick Burchett, a editora também anunciou uma versão de Cave Girl, outra personagem da Era de Ouro criada por Gardner Fox e Bob Powell.




Um livro-jogo com uso de dados foi lançado pela Cat Wheel Table Top, criado por William Caddell, disponibilizado no DriveThruRPG.



Fontes e referências

A primeira série de quadrinhos do gênero espada e feitiçaria chegou as antes do Conan
Gardner F. Fox - internet Speculative Fiction Database
Hyborian Age - Wikipédia em inglês
Tuk the Caveboy
Thurian Age - Wikipédia em inglês
Crom The_Barbarian - Public Domain Super Heroes Wikia
Atomic Pulp/Atomic Action Presents: CROM THE BARBARIAN
Crom the Barbarian - Castalia House
A Reader's Guide to Sword & Sorcery Comics

Comentários

jjmarreiro disse…
Excelente artigo ! Faz a gente ficar com vontade de ler todo esse maravilhoso material!